Foto: SESAU

O secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela se reuniu na manhã desta terça-feira (13), com representantes da Bahia Mineração (BAMIN) e coordenadores municipais dos setores da saúde em Ilhéus. A pauta discutiu ações relacionadas aos impactos ambientais causados na região norte da cidade, com a chegada dos terminais do Porto Sul. Os grupos de trabalho estão empenhados em adotar diretrizes de assistência em saúde para as comunidades localizadas nessa região.

Participaram do encontro coordenadores do Planejamento da Atenção Básica; Departamentos de Saúde da Criança, da Mulher e do Trabalhador; Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle do IST-Aids e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do município. Na visão do titular da Saúde de Ilhéus, o encontro entre estes articuladores fortalece o projeto, que desde maio último, unificou a constituição da Sociedade de Propósito Especifico (SPE).

O Porto Sul será construído no distrito de Aritaguá, zona norte de Ilhéus, e terá como atividade principal o escoamento do minério de ferro extraído em Caetité. A previsão é que cerca de 20 milhões de toneladas ao ano de minério de ferro de alta qualidade sejam escoados pelo prazo de até 30 anos. O minério sairá de Caetité e chegará ao porto, em Ilhéus, através da Ferrovia Oeste-Leste que terá extensão de 1.527 km, sendo 1.100 km no estado da Bahia.

A ferrovia terá capacidade para transporte 60 milhões de toneladas por ano, informou a Secom Municipal.

::Publicidade

Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *