Mais de 3,3 milhões de brasileiros tiveram o título de eleitor cancelado por não realizar a biometria obrigatória.
O cancelamento chegou a ser contestado pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro), mas a anulação dos títulos foi mantida pelo STF (Supremo Tribunal Federal).
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Para saber se você é portador de um dos títulos cancelados, basta acessar a página do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), inserir seu nome completo e data de nascimento. Com os dados, o sistema vai informar se a situação eleitoral está “regular”.
Se a situação estiver “irregular”, é sinal de que o eleitor teve título cancelado pela ausência da biometria ou por ter ficado três eleições sem votar nem justificar sua ausência nas urnas.
O que acontece?
Quem teve o título cancelado não poderá votar na eleição deste ano. Por isso já será submetido ao pagamento de uma multa entre R$ 3,51 a R$ 35,10 para cada turno que deixar de votar no pleito.
O cancelamento do título também impossibilita o eleitor de se inscrever em concursos públicos, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficiais e obter empréstimos em bancos estatais.
Como o prazo para a regularização do título eleitoral terminou no dia 9 de maio, exatamente 100 dias antes do primeiro turno. Agora, só será possível reverter o cancelamento após as eleições, informou o R7.
Analista de Sistemas (UNOPAR), Analista de Suporte Técnico (UNOPAR), Técnico em Comércio (CEEPGTIAMEV), Fotógrafo Jornalista e Designer Digital (ILHÉUS.NET), Fotógrafo (MS Fotografia & Home Studio AN Fotografia) e Profissional de TI Freelancer.
Fotógrafo Jornalista / RP: 0006873/BA