ILHÉUS: Exposição que retrata beleza das Baianas segue até Quinta (14) no Teatro Municipal

“A Beleza das Baianas e o perfume das flores”, esse é o tema da exposição que teve início ontem (11) e segue até a quinta-feira (14) das 9h às 16h30 no Teatro Municipal de Ilhéus.

Através de seus quadros a Artista Plástica e ex-costureira, Miriam Moraes Caldas retrata sua paixão pelas baianas , resgatando nos fuxicos, bicos e botões, detalhes de sua profissão de mais de 50 anos.

Seus quadros ganham vida, e refletem não apenas beleza, mas liberdade, vivacidade e algo mágico. Além de utilizar seus dotes de costureira a artista usa toda uma criatividade na mistura de elementos, como conchas e redes de frutas. Como dito por ela “ Todos os seus quadros são únicos, nenhuma baiana é igual a outra” e sua inspiração? “vem de sua cabeça”.

Um fato interessante e que chama atenção em sua exposição é que cada tela pintada acompanha uma cesta de flores que se incorpora a paisagem, algumas são colocadas em cima de bancos, outras são carregadas pelas baianas e outras se tornam parte de seus turbantes lembrando muito o estilo Cármen Miranda.

Miriam Moraes hoje tem 86 anos de vida, tendo exercido a profissão de costureira desde os 15 até os 60 anos, começou a pintar aquarela em 1981, tendo realizado diversas exposições ao longo dos anos.

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2018/06/ilheus-exposicao-que-retrata-beleza-das-baianas-segue-ate-quinta-14-no-teatro-municipal.html

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.