O investigador e dirigente sindical Roberto Cerqueira tomou posse como presidente do Comitê Permanente de Enfrentamento à Violência e Pessoas Desaparecidas de Ilhéus, na Câmara Municipal, durante sessão desta terça-feira (07/10). O colegiado é uma resposta do Legislativo municipal à alta da violência no município, especialmente depois do assassinato de três mulheres, em agosto deste ano, caso que ganhou repercussão nacional.
Roberto Cerqueira é dirigente do SINDPOC (Sindicato dos Policiais Civis da Bahia) e representa a entidade no Comitê. Na ocasião, também foi empossado o vice-presidente Pedro de Oliveira dos Santos (SindGuarda), além de Adriana Gonzaga dos Santos (1ª secretária) e Wandércio Paiva Santana (2º secretário), ambos integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM).
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
O presidente do colegiado explicou que a atuação será coletiva e vai se pautar pelo compromisso com a vida, a justiça e o acolhimento das famílias que sofrem com a ausência de entes queridos. “Vamos trabalhar por uma cidade mais justa, de paz, para que possamos mostrar para todos que Ilhéus é, de fato, a Princesinha do Sul”, afirmou Roberto Cerqueira.
O novo organismo do município tem como missão elaborar, fortalecer e unificar ações de enfrentamento à violência em Ilhéus. A proposta surgiu a partir de um requerimento apresentado pelo vereador Gurita (PSD) e aprovado pelo plenário da CMI.
Gurita informou que a criação do Comitê é pioneira no município e demonstra o compromisso da CMI. “Pela primeira vez na cidade de Ilhéus, teremos instituições e pessoas da sociedade civil em um comitê extremamente representativo, que possa, permanentemente, acompanhar todas as questões ligadas ao índice de violência da cidade, que está muito alto, e todos nós sabemos disso, e de pessoas desaparecidas”, disse.
Foto: Ascom/Câmara de Ilhéus

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.