Os agentes de Combate às endemias Ilhéus realizaram nesta quarta-feira (12/03), uma ação de bloqueio contra o mosquito transmissor da dengue no bairro Ilhéus II. A medida foi adotada após a confirmação de um caso positivo da doença em uma criança, diagnosticado por exame do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).
Segundo Roberto Almeida, coordenador de campo de combate às endemias, quando um caso suspeito ou confirmado de dengue, Zika Vírus, Chikungunya ou Febre Oropouche é identificado, a notificação feita na unidade de saúde permite que a equipe de bloqueio atue na área afetada. “O bloqueio é realizado com máquinas costais para interromper a circulação do vírus e evitar novos casos”, explica.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Dessa forma, a orientação é clara: qualquer pessoa que apresente sintomas dessas doenças deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima. A automedicação ou a falta de notificação dos casos impedem que a Vigilância Epidemiológica tome as medidas necessárias para combater o mosquito na região.
A colaboração dos moradores, informando casos suspeitos e eliminando criadouros do mosquito Aedes aegypti, é essencial para o sucesso do combate às arboviroses na cidade.
Em casos de denúncias de criadouros do mosquito, a população pode entrar em contato com o disk dengue pelo telefone (73) 3234-2040.
Por Ascom Sesau

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.