
A Justiça Eleitoral determinou a anulação da eleição proporcional dos partidos PMB e PODEMOS em Ilhéus, no sul da Bahia, após investigações que apontaram fraudes no sistema de cotas de gênero. A decisão, proferida pelo juiz Gustavo Henrique Almeida Lyra, da 25ª Zona Eleitoral, resultou na cassação dos mandatos dos vereadores Neto da Saúde (PMB) e Odailson Aranha (PODEMOS). Além disso, o cartório eleitoral foi instruído a recalcular os votos e expedir novos diplomas aos candidatos que forem eleitos após a revisão.
No entanto, a decisão ainda pode ser recorrida, e os partidos envolvidos devem levar o caso à segunda instância.
A decisão do magistrado também determinou que o presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus seja comunicado sobre a mudança na composição do legislativo municipal, a fim de que as medidas necessárias sejam adotadas. O caso ganhou destaque após denúncias levantadas pelo Programa Super Blogs e pelo Blog Agravo, que foram os primeiros a questionar irregularidades no sistema de cotas de gênero durante as eleições, gerando um intenso debate entre advogados eleitorais e líderes partidários.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
De acordo com informações do Blog Agravo, além dos dois processos já julgados, outros casos semelhantes estão em andamento e podem resultar em novas alterações na composição do legislativo ilheense. A fraude nas cotas de gênero, que visa garantir a participação mínima de mulheres na política, tem sido alvo de crescente fiscalização por parte da Justiça Eleitoral, que busca coibir práticas que distorcem o sistema democrático.
A decisão reforça a importância do cumprimento das normas eleitorais e serve como alerta para partidos e candidatos que tentam burlar as regras estabelecidas. A expectativa agora é que o recálculo dos votos seja concluído rapidamente, permitindo a posse dos novos vereadores eleitos de forma legítima.
Informações do Blog do Gusmão

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.