Começa na próxima segunda-feira, dia 09, a exposição “Revelando Vozes: Um Olhar para a Arte e Saúde Feminina”, que ocorrerá no Centro de Arte e Cultura Governador Paulo Souto, na Universidade Estadual de Santa Cruz. A exposição, que se encerra no dia 13 de outubro, objetiva dar voz a mulheres artistas da região sul-baiana, destacando temas relacionados à saúde e ao bem-estar das mulheres.
A exposição contará com uma série de expressões artísticas, incluindo pinturas, esculturas, colagens, poesias, lettering, todas criadas por mulheres talentosas da região sul-baiana. Todas as obras expostas buscam retratar de maneira autêntica as experiências e perspectivas de cada artista, abordando temas como direitos reprodutivos, saúde mental, violência e desigualdade de gênero na saúde, maternidade e muito mais.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Além de ser um ambiente para expressão artística, também servirá como espaço para o desenvolvimento de ações sociais. Durante o evento, haverá um ponto para a arrecadação de absorventes descartáveis e produtos de higiene que serão destinados ao coletivo absorvendo, projeto que desenvolve ações voltadas para a dignidade menstrual de mulheres carentes, bem como a distribuição de panfletos informativos e documentos sobre saúde e segurança da mulher.
“Revelando Vozes”, é uma oportunidade única para os visitantes explorarem as perspectivas para uma discussão significativa sobre questões que afetam a saúde e o bem-estar feminino no Brasil. A exposição é aberta ao público e convida a comunidade para participar dessa celebração da arte e do empoderamento feminino.
Por idealização e curadoria de Rafaele Vieira, Lavínia Souza e Mariana Carvalho, a exposição acontece com o apoio do 16º Congresso Brasileiro dos Estudantes de Enfermagem da UESC, de grandes profissionais mulheres e entidade filantrópica da região, Pattiara Freitas Fisioterapia especializada, Eva Paim Psicóloga, Nanci Portela Nutricionista, Chaliane Gente da Gente e o Rotaract Club Itabuna Universitários.
O CONGRESSO: A exposição acontecerá durante o 16° Congresso Brasileiro dos Estudantes de Enfermagem, com o tema “Contra-atacar as ideias da força e reconstruir o Brasil: Estudantes de enfermagem na luta por direitos”, em Ilhéus – Bahia, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), de 9 a 13 de outubro de 2023. O evento surge em meio a um cenário de revitalização das forças políticas, buscando confrontar concepções voltadas ao lucro e ao capital, enquanto promove a busca por dignidade da classe trabalhadora e um abrangente bem-estar social. O evento tem como finalidade reunir estudantes de enfermagem de todo o Brasil para discutir sua atuação na sociedade, no SUS e os apontamentos necessários para a luta coletiva.
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE EXPOSIÇÃO “REVELANDO VOZES”
Artistas: Ana (Moon), Eduarda Azevedo, Lavínia Souza, Manu Alves, Mariana Carvalho, Rafaele Vieira, Sarah Barros.
Recepção e abertura: 09 de outubro de 2023, às 19h
Horário: segunda a sexta, das 08h às 17h
Local: Centro de Arte e Cultura Governador Paulo Souto, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus – Bahia
Material jornalístico produzido pela Jornalista Rafaele Vieira (DRT 0005781/BA), pela Redatora e Linguista Lavínia Souza Reis, e a artista comunicadora Mariana Gomes.
Para mais informações sobre o 16º Congresso Brasileiro dos Estudantes de Enfermagem Mylena 73 98843-2491 / https://www.even3.com.br/16cbeen/
Para mais informações sobre o Coletivo Absorvendo, Talita Andrade 73 9951-3098
https://www.instagram.com/coletivoabsorvendobahia/
Estudante do Bacharelado em Políticas Públicas (UFSB), Licenciado em Ciências Humanas e Sociais e suas tecnologias (UFSB), Pós-graduado em Tecnologias WEB (UNOPAR), Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (UNOPAR) & Técnico em redes computadores (SENAI-BA). Jornalista-MTE, sob o número 0006311/BA
“A macaxeira é popular
É macaxeira pr’ali, macaxeira pra cá
E em tudo que é farinhada a macaxeira tá.” (Djavan)