Começa na próxima segunda-feira, dia 09, a exposição “Revelando Vozes: Um Olhar para a Arte e Saúde Feminina”, que ocorrerá no Centro de Arte e Cultura Governador Paulo Souto, na Universidade Estadual de Santa Cruz. A exposição, que se encerra no dia 13 de outubro, objetiva dar voz a mulheres artistas da região sul-baiana, destacando temas relacionados à saúde e ao bem-estar das mulheres. 

A exposição contará com uma série de expressões artísticas, incluindo pinturas, esculturas, colagens, poesias, lettering, todas criadas por mulheres talentosas da região sul-baiana. Todas as obras expostas buscam retratar de maneira autêntica as experiências e perspectivas de cada artista, abordando temas como direitos reprodutivos, saúde mental, violência e desigualdade de gênero na saúde, maternidade e muito mais. 

Além de ser um ambiente para expressão artística, também servirá como espaço para o desenvolvimento de ações sociais. Durante o evento, haverá um ponto para a arrecadação de absorventes descartáveis e produtos de higiene que serão destinados ao coletivo absorvendo, projeto que desenvolve ações voltadas para a dignidade menstrual de mulheres carentes, bem como a distribuição de panfletos informativos e documentos sobre saúde e segurança da mulher. 

“Revelando Vozes”, é uma oportunidade única para os visitantes explorarem as perspectivas para uma discussão significativa sobre questões que afetam a saúde e o bem-estar feminino no Brasil. A exposição é aberta ao público e convida a comunidade para participar dessa celebração da arte e do empoderamento feminino. 

Por idealização e curadoria de Rafaele Vieira, Lavínia Souza e Mariana Carvalho, a exposição acontece com o apoio do 16º Congresso Brasileiro dos Estudantes de Enfermagem da UESC, de grandes profissionais mulheres e entidade filantrópica da região, Pattiara Freitas Fisioterapia especializada, Eva Paim Psicóloga, Nanci Portela Nutricionista, Chaliane Gente da Gente e o Rotaract Club Itabuna Universitários.

O CONGRESSO: A exposição acontecerá durante o 16° Congresso Brasileiro dos Estudantes de Enfermagem, com o tema “Contra-atacar as ideias da força e reconstruir o Brasil: Estudantes de enfermagem na luta por direitos”, em Ilhéus – Bahia, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), de 9 a 13 de outubro de 2023. O evento surge em meio a um cenário de revitalização das forças políticas, buscando confrontar concepções voltadas ao lucro e ao capital, enquanto promove a busca por dignidade da classe trabalhadora e um abrangente bem-estar social. O evento tem como finalidade reunir estudantes de enfermagem de todo o Brasil para discutir sua atuação na sociedade, no SUS e os apontamentos necessários para a luta coletiva.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE EXPOSIÇÃO “REVELANDO VOZES”

Artistas: Ana (Moon), Eduarda Azevedo, Lavínia Souza, Manu Alves, Mariana Carvalho, Rafaele Vieira, Sarah Barros.

Recepção e abertura: 09 de outubro de 2023, às 19h
Horário: segunda a sexta, das 08h às 17h 

Local: Centro de Arte e Cultura Governador Paulo Souto, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus – Bahia 

Material jornalístico produzido pela Jornalista Rafaele Vieira (DRT 0005781/BA), pela Redatora e Linguista Lavínia Souza Reis, e a artista comunicadora Mariana Gomes.

Para mais informações sobre o 16º Congresso Brasileiro dos Estudantes de Enfermagem Mylena 73 98843-2491 / https://www.even3.com.br/16cbeen/ 

Para mais informações sobre o Coletivo Absorvendo, Talita Andrade 73 9951-3098
https://www.instagram.com/coletivoabsorvendobahia/

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *