Representantes da Sociedade Civil e Governamental que compõem o Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS) participam até esta quinta-feira (5) da 14ª Conferência Estadual de Assistência Social, em Salvador. Tendo como tema central “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, os delegados Reinilson Soares, presidente do CMAS, Jackson Rodrigues, Mysnara Nascimento, Áurea Oliveira, Charles Santos e Agdo Júnior estão representando a cidade de Ilhéus.
De acordo com Reinilson Soares, a conferência é um momento fundamental para avaliar a efetividade das políticas de assistência social e estabelecer direcionamentos para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
“As conferências são espaços privilegiados de diálogo e participação, nos quais é possível ouvir as demandas da sociedade e buscar soluções conjuntas. Essa é uma oportunidade valiosa para fortalecer e aprimorar as políticas de assistência social em nosso município”, declarou.
O evento contou com a participação do governador Jerônimo Rodrigues e do vice-governador Geraldo Júnior, que apresentaram o trabalho desenvolvido pelo Estado para fortalecer a rede de assistência social na Bahia.
A conferência tem o objetivo de propor diretrizes para o aperfeiçoamento do SUAS, fortalecendo o debate, proposição de políticas públicas e potencializando o controle social, sendo ancorada em cinco eixos norteadores que servirão de base para a elaboração das deliberações.
– Eixo 1: Financiamento e Orçamento de natureza obrigatória, como instrumentos para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos à garantia dos direitos socioassistenciais, contemplando as especificidades regionais do país;
– Eixo 2 – Qualificação e estruturação das instâncias de Controle Social com diretrizes democráticas e participativas;
– Eixo 3 – Articulação entre os segmentos: Como potencializar a Participação Social no SUAS?;
– Eixo 4: Serviços, Programas e Projetos: Universalização do acesso e integração da oferta dos serviços e direitos no SUAS;
– Eixo 5 – Benefício e Transferência de Renda: A importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.
A 14ª Conferência Estadual de Assistência Social é uma realização do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) e da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES). Ao final dos debates serão eleitos delegados e delegadas para a 13ª Conferência Nacional de Assistência Social que acontecerá no período de 5 a 8 de dezembro de 2023, em Brasília (DF).

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.