Com o tema “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos direitos da pessoa com deficiência: Construindo um Brasil mais inclusivo”, a V Conferência Territorial da Pessoa com Deficiência – Litoral Sul aconteceu nesta terça-feira (29) no Centro de Convenções de Ilhéus. “O encontro representa um momento importante para a construção e aperfeiçoamento das políticas públicas neste segmento”, conforme explicou Josiel Barreto, representante do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência.
Além da palestra principal, a conferência discutiu cinco eixos temáticos que foram ministrados pelas instituições parceiras, como a Defensoria Pública, o INSS e o Conselho Municipal de Assistência Social.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Os temas dos eixos discutidos foram:
Eixo 1 – Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência. Facilitador: Reinilson Soares, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Ilhéus;
Eixo 2 – Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada. Facilitador: INSS;
Eixo 3 – Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência. Facilitador: Dr. Jonatas Gonçalves, advogado especialista em terceiro setor;
Eixo 4 – Cidadania e Acessibilidade. Facilitador: Dr. Leonardo Couto Salles, Defensor Público;
Eixo 5 – Os desafios para a comunicação universal. Facilitadora: Aline Oliveira, Gestora em Educação Especial e Inclusiva;
De acordo com Victor Montargil, representante do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, “esse é um evento que tem como objetivo garantir os direitos desse segmento. Um trabalho que estamos iniciando com o apoio do prefeito Mário Alexandre, com objetivo de construir propostas”, ressaltou.
A V Conferência Territorial da Pessoa com Deficiência conta com a parceria em rede do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Justiça Social e Direitos Humanos, Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza – setor de coordenação de Atenção à Pessoa com Deficiência.
A Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores também abraça essa pauta e marcou presença, além do Conselho Municipal de Assistência e Conselho Municipal de Saúde, Educação, Cultura e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente. A supervisão é do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COEDE) e da Superintendência Estadual das Pessoas com Deficiência (SUDEF).
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.