Após analisar o caso, o Juiz Gustavo Henrique Almeida Lyra, da Vara do Júri e execuções penais de Ilhéus, decidiu que o réu Tharciso Romeiro Santiago Aguiar, deve ir à júri popular pelo atropelamento e assassinato da dentista Ranitla Scaramussa Bonella, ao atropelar a vítima numa faixa de pedestres situada na Rodovia BA 001, KM 295, nas proximidades da Faculdade de Ilhéus e do Hotel Jardim Atlântico, Ilhéus/BA, em 11 de junho de 2022, por volta das 13h30min.

Neste domingo (11), completou um ano do acidente de trânsito que levou ao falecimento da jovem Ranitla Scaramussa.

Ranitla estava atravessando na faixa de pedestres da BA-001, na Zona Sul de Ilhéus, quando foi atropelada por um carro conduzido pelo empresário Tharciso Romeiro. 

RELEMBRE: 

Segundo o padrasto de Ranitla, vinte e quatro horas após o atropelamento e a morte da vítima, Tarcísio foi visto em Uruçuca na inauguração de um motoclube. 

No dia 23 de junho de 2022, um mandado de prisão foi expedido pelo Juízo da 1º Vara do Júri de Ilhéus. Na decisão, o juiz suspendeu a habilitação do investigado, proibindo Tharcisio de conduzir veículo automotor, para evitar risco de envolvimento em novos episódios semelhantes.

Dois pedidos de habeas corpus foram negados a Tharciso, que passou um tempo foragido da polícia. 

No dia 12 de julho de 2022 a polícia civil cumpriu três mandados de busca e apreensão na casa do empresário. Nas buscas, foram apreendidos materiais relacionados ao autor do crime, dentre eles, o seu passaporte, porém, a arma não foi encontrada.

Os objetos apreendidos que, comprovadamente, não estavam direta ou indiretamente ligados à investigação, foram devolvidos aos familiares do autor.

No dia 26 de julho, Tharciso se apresentou no Presidio Ariston Cardoso, em Ilhéus, no sul da Bahia. Ele chegou ao presídio acompanhado do advogado criminalista Jacson Cupertino.

De acordo com a defesa do acusado, o empresário, que era considerado foragido, ainda não tinha se apresentado, porque desenvolveu um quadro de instabilidade emocional grande.

No dia 29 de agosto, a ministra Laurita Vaz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), concedeu habeas corpus ao empresário Tharciso. 

Em 19 de março de 2023, a justiça realizou a Audiência de Instrução sobre o caso de Ranitla. A audiência ouviu oito testemunhas de acusação e cinco testemunhas de defesa sobre o trágico acidente que resultou na morte da cirurgião-dentista.

A Vara do Júri de Ilhéus retomou a audiência em 17 de abril.

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) denunciou Tharciso por homicídio duplamente qualificado e requisitou que ele seja julgado pelo Tribunal do Júri, mesma posição dos advogados que assessoram a família de Ranitla como assistentes de acusação. Já a defesa sustenta que o réu deve ser julgado por homicídio culposo, modalidade de homicídio em que o autor age sem a intenção de causá-lo.

Veja a decisão abaixo:

Júri popular Tarciso assassino de Ranitla

::Publicidade

Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *