Termina no próximo sábado (03), o prazo que as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) se inscrevam para solicitar o auxílio financeiro emergencial do Governo Federal. Mais de duas mil entidades já se cadastraram e aguardam o resultado, que sairá 10 dias após o encerramento das inscrições, abertas desde 3 de setembro.
Ao todo, são R$ 160 milhões destinados pela Lei nº 14.018/20 e voltados para ações de prevenção e de controle de infecções, compra de insumos e de equipamentos básicos para segurança e higiene, aquisição de medicamentos e adequação dos espaços para isolamento de casos suspeitos e leves. Os recursos serão rateados de acordo com o número de idosos atendidos pelas ILPIs. A listagem das habilitadas será publicada no site do MMFDH.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
As entidades integram o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), rede de formulação, apoio, articulação e coordenação de ações e gestão da assistência social em estados, municípios e Distrito Federal, coordenada pela Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), do Ministério da Cidadania.
“O governo brasileiro não mediu esforços para liberar recursos para os municípios e estados no sentido de que todas as suas redes pudessem continuar trabalhando de forma intensa para a população de maior risco, especialmente os idosos. Deve-se destacar que valorizamos os trabalhadores da rede de proteção social básica em todo o Brasil, que não deixaram de dar atenção e continuar fortalecendo os vínculos e cuidados nesse período de pandemia”, afirma a diretora do Departamento de Proteção Social Básica, da Secretaria Nacional de Assistência Social, do Ministério da Cidadania, Tânia Garib.
A liberação do auxílio financeiro faz parte da segunda ação do programa Solidarize-se, coordenado pela Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI), órgão que integra o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Na primeira foram investidos R$ 5 milhões em forma de doações para 500 ILPIs, que resultaram na entrega de 239,5 mil máscaras, 22,3 mil cestas de alimentos e 11,5 mil kits de higiene.
Inscrições
O formulário para as ILPIs se inscreverem é gerenciado pela Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI), órgão que integra a estrutura do MMFDH. Para acessar, clique aqui.
Podem se inscrever entidades públicas ou privadas de caráter assistencial, sem fins lucrativos, que exerçam a atividade de modo continuado e tenham número de inscrição ativo no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).
A licença de funcionamento ou declaração, quesito obrigatório para se pedir o auxílio financeiro, pode ser expedida pela vigilância sanitária municipal, órgão do município, ou ainda, como autorizado no último dia 25.09 em publicação Diário Oficial da União (DOU), pelos conselhos estaduais e municipais de direitos da pessoa idosa, ou de assistência social.
Informações do Ministério da Cidadania
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.