Feirantes baianos receberão ajuda para readequação das feiras livres

Uma campanha em busca de adequar o trabalho dos feirantes e comerciantes à nova realidade provocada pela pandemia foi lançada na manhã deste sábado (30) pelo Governo do Estado.

A “Viva Feira” é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) em busca apoiar a readequação de feiras livres, orgânicas, agroecológicas e mercados municipais às normas de saúde recomendadas para combater o novo coronavírus.

De acordo com a secretaria, as ações serão focadas em 10 municípios baianos com o maior índice de contaminação pela Covid-19. Um dos nomes da lista é Jequié, que já começou a ser contemplada. Na última quarta-feira (27), a cidade recebeu a doação de 120 barracas padronizadas, cinco mil máscaras e 2.500 luvas. Também serão beneficiados Uruçuca, Itabuna, Ipiaú, Ilhéus, Salvador, Buerarema, Coaraci, Itajuípe e Lauro de Freitas.

Além destas 10 cidades, receberão apoio aqueles municípios já apoiados pela SDR/CAR. Haverá reforma e construção de mercados municipais e entrega de barracas de feiras livres. A lista completa dos municípios que já receberam as barracas padronizadas de zinco galvanizado está disponível no site www.car.ba.gov.br.

A campanha também entregará kits aos feirantes para auxiliar na proteção da saúde do vendedor e consumidor. O material será composto por máscaras de proteção, gorro, avental, frasco de álcool em gel e folhetos que indicam os cuidados que os feirantes devem ter ao participar das feiras livres com a higienização dos alimentos e os seus cuidados de higiene pessoais.

A ação indica ainda que as feiras participantes devem ficar em local arejado e limpo, disponibilizar pia com água encanada, para ser acionada ao pisar em um botão instalado no chão, participar, junto com os feirantes, da sua organização, dispor as barracas com a distância mínima de três metros entre elas e ter funcionários para ordenar o público de forma a evitar aglomeração.

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2020/05/feirantes-baianos-receberao-ajuda-para-readequacao-das-feiras-livres.html

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.