COVID-19: Curva volta a crescer nos dados geral da Bahia e novas medidas devem ser anunciadas; Ilhéus mantém baixo crescimento de casos

Após quatro dias seguidos em que o crescimento dos casos ativos de Covid-19 se manteve estável (entre 24 e 27 de maio), a Bahia voltou a registrar, ontem, aumento na curva de crescimento, conforme informou o governador Rui Costa (PT), em vídeo nas redes sociais. Hoje, novas medidas de combate devem ser anunciadas e ano letivo não será cancelado.

Os casos ativos são de pessoas internadas em unidades de saúde ou em isolamento por 14 dias ou menos, portanto, com potencial de transmitir a doença. “Nas últimas 24 horas, tivemos um salto. Saiu do platô que eu tinha me referido ontem (quarta-feira). Mas isso não desanima”, completou o governador.

Segundo ele, não significa que necessariamente o salto ocorreu de quarta-feira (27) para ontem, uma vez que ocorre de municípios do interior mandarem exames e os dados acumulados de dias anteriores.

Até o início da noite de ontem, quando foi divulgado o último boletim pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a Bahia registrava 15.963 casos confirmados.

Durante os quatro dias em que a média de novos casos se manteve estável, a curva em algumas cidades se manteve em crescimento, a exemplo de Camaçari, Candeias, Jequié, Ilhéus, Ipiaú e Feira de Santana. “Das 10 maiores cidades com casos, a que mais nos preocupa é Feira. Hoje (ontem) é o município com a maior taxa de crescimento nos últimos cinco dias”, afirmou Rui.

Feira de Santana saiu de 248 casos confirmados, até 22 de maio, para 408 no último dia 27. Ontem, esse número era 413. “Nos últimos cinco dias, Feira cresceu no total de casos 54%. Uma média de 11% ao dia. É uma taxa muito alta. Rapidamente pode ter uma explosão de casos na cidade. Antes, a Bahia estava com uma média de 5%”, alertou o governador, em entrevista à TV Subaé, no início da tarde.

À noite, Rui Costa se reuniu com prefeitos de diversos municípios, inclusive com o de Feira de Santana, para tratar sobre medidas de enfrentamento.

“De acordo com dados da Sesab, Feira está em 78º lugar entre os municípios baianos. Temos também 2,04% de letalidade, a menor taxa comparando-se com municípios como Vitória da Conquista, Ilhéus, Salvador, Itabuna, Jequié e Ipiaú, conforme também dados da Sesab”, destacou Colbert Martins, prefeito de Feira de Santana, em informativo no site da prefeitura.

Aulas

Rui Costa afirmou ainda que não trabalha com a possibilidade de cancelamento do ano letivo. “Não existe essa hipótese. Muito provavelmente vamos entrar com ano letivo no ano de 2021”, ressaltou o governador informando ainda que a estratégia para superar o período deve incluir aulas extras em turnos opostos e nos finais de semana.

Informações do A Tarde

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2020/05/covid-19-curva-volta-a-crescer-nos-dados-geral-da-bahia-e-novas-medidas-devem-ser-anunciadas-ilheus-mantem-baixo-crescimento-de-casos.html

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.