Ilhéus iniciou a semana com uma boa notícia. Dos 632 pacientes diagnosticados com síndrome gripal até a tarde desta segunda-feira (6), 402 saíram da quarentena, o que representa alta de 63,6% dos casos monitorados diariamente pela equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau).
O secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, informou que mesmo após o fim dos sintomas, essas pessoas precisam manter o distanciamento social, uma das medidas adotadas para o controle da disseminação do vírus. “Todos, sem exceção, devem manter a higiene contínua das mãos, evitar aglomerações e seguir todas as recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab)”, destacou.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Rosane Xavier, pontuou que esse grupo de pessoas que estava com síndrome gripal, seguiu corretamente as precauções e a quarentena, em isolamento por 14 dias contados a partir do primeiro dia de surgimento dos sintomas.
O que fazer
Se há sintomas como febre, tosse, coriza, dor de garganta ou mal estar, ou teve contato com caso suspeito ou confirmado de COVID-19, a orientação é que a pessoa deve de isolar em casa e ligar para a Central COVID-19: (73) 99995 4010, 98862 6206 ou 98126 8856. A Central monitora os casos presencialmente ou por telefone. Em caso de agravamento dos sintomas, como dificuldade para respirar, o SAMU 192 deve ser acionado.
Como acontece a transmissão
A infecção pelo coronavírus acontece pelo contato com gotículas de saliva, tosse, objetos ou superfícies contaminadas.
Como prevenir
As mãos devem ser frequentemente higienizadas com água e sabão por pelo menos vinte segundos ou álcool em gel com concentração de no mínimo 70%. Evitar contato com pessoas doentes, aglomerações e se manter ambientes ventilados, é fundamental. Ao tossir ou espirrar, cobrir nariz e boca com lenço ou com a dobra do braço, e não com as mãos, devendo a área ser higienizada imediatamente. Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas também ajuda na prevenção. Se precisar tocar qualquer parte do rosto, as mãos devem sempre ser bem lavadas com água e sabão. Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
Para mais informações, a população pode entrar em contato com Central Covid-19 de Ilhéus, através dos números: (73) 9995-4010 / (73) 98862-6206 ou (73) 98126-8856.
Analista de Sistemas (UNOPAR), Analista de Suporte Técnico (UNOPAR), Técnico em Comércio (CEEPGTIAMEV), Fotógrafo Jornalista e Designer Digital (ILHÉUS.NET), Fotógrafo (MS Fotografia & Home Studio AN Fotografia) e Profissional de TI Freelancer.
Fotógrafo Jornalista / RP: 0006873/BA