A partir das 9 horas da manhã desta segunda-feira (10), a Receita Federal abrirá a consulta ao lote residual de restituição multiexercício do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF), referentes aos exercícios de 2008 a 2019.

Segundo a Receita, o crédito bancário para o total de 116.188 contribuintes será realizado no dia 17 de fevereiro, totalizando mais de R$ 297 milhões. Desse total, R$ 133,467 milhões serão liberados para os contribuintes com preferência no recebimento: 2.851 idosos acima de 80 anos, 14.541 entre 60 e 79 anos, 1.838 com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 6.052 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na Internet, ou ligar para o Receitafone 146.

Serviço e-CAC

O contribuinte pode consultar a pagina oficial da Receita, serviço e-CAC para acessar possível extrato da declaração e verificar se há inconsistências de dados identificados pelo processamento. Caso haja, ele poderá avaliar as inconsistências e fazer uma auto regularização, com a entrega de declaração retificadora.

Outra opção que a Receita oferecer é a consulta às declarações do IRPF e situação no Cadastro de pessoa Física – CPF através de aplicativo para tablets e smartphones. Com o app, é possível consultar as informações sobre a liberação das restituições e situação de uma inscrição CPF diretamente das bases da Receita Federal.

A Receita saliente que a restituição focará disponível no banco durante um ano. Caso o contribuinte não faça o resgate dentro do prazo, ele deverá fazer um requerimento por meio da internet, ou através do serviço e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Se contribuinte não visualizar que o valor foi depositado, ele poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *