Defesa Civil alerta para volume elevado de chuvas em Ilhéus

A Defesa Civil de Ilhéus informa que a previsão para o final de semana é de fortes chuvas na cidade. O índice pluviométrico pode chegar a 130 milímetros até o sábado (25), volume esperado para 15 dias de chuva. Nesta quarta-feira (22), o índice previsto é de 50 milímetros.

“Quando há previsão de um nível elevado nós dobramos o alerta, porque as chuvas podem cair, por exemplo, no mesmo período”, explica Joandre Neres, coordenador da Defesa Civil. 

O órgão utiliza meio de prevenção, como lonas de proteção nos morros e encostas. O coordenador explica que trabalho da equipe é constante, com realização da manutenção das lonas em áreas de maior vulnerabilidade. A colocação de lonas é feita em períodos de estiagem e em pontos que surgem posteriormente.

“Colocamos a lona nos locais mapeados e realizamos ações de prevenção, visitando os morros e alertando a população sobre os eventuais perigos nessa época”, acrescenta.

O alerta é emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que realiza o monitoramento em âmbito nacional. O relatório da Marinha do Brasil sobre o mau tempo emitido na terça-feira (21) informou a previsão de formação de um ciclone com possíveis características subtropicais, a partir desta quinta-feira (23). Os ventos observados podem alcançar 63 km/h. O fenômeno será reclassificado como Tempestade Subtropical.

A Defesa Civil também orienta à população residente próximo às praias atenção redobrada, pois a previsão é que as ondas alcancem de três a quatro metros de altura. Os ventos podem atingir a intensidade 61 km/h, em alto-mar, no estado da Bahia, entre as cidades de Caravelas e Ilhéus, entre os dias 23 pela manhã e o dia 25.

O órgão informa que na ocorrência de possíveis eventualidades, a população entre em contato através dos números (73) 98836-2753 (WhatsApp) ou (73) 98178-2255 (Defesa Civil de Ilhéus).

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2020/01/defesa-civil-alerta-para-volume-elevado-de-chuvas-em-ilheus.html

1 comentário

  1. As chuvas destruíram os acessos às Ruas Raulinda (CEP 45.661-400) Miranda e Elpidio Marques, no Banco da Vitoria, parte elevada da direita, em suas partes mais altas.

    Houve um trabalho inadequado com um trator da empresa HP nessas áreas, e as chuvas completaram a destruição.

    A situação está tão difícil, que mesmo o indispensável trabalho da policia se tornou impossível.

    Somos muitos os moradores, todos prejudicados.

    Para melhores esclarecimentos, disponham de nosso numero 73-99107-1007, por favor.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.