Festas populares ganham mais evidência em Ilhéus durante o mês de junho. No próximo domingo (9), em Olivença, duas grandes festas farão a alegria de uma multidão. Para começar, a Festa do Divino Espírito Santo, evento religioso promovido pela Paróquia de Nossa Senhora da Escada, a partir das 9 horas, com uma procissão seguida de missa festiva. Já no final da tarde e início da noite, o arrasta-pé fica por conta do São João nos Bairros, na praça principal de Olivença, promovido pela TV Santa Cruz, em parceria com a Prefeitura Municipal.

Voltando à Festa do Divino Espírito Santo, a programação deste ano destaca o tema “Mas descerá sobre vós o Espírito Santo”, que ressalta o poder da terceira pessoa da Trindade Santa, na vida do fiel que crê. O tradicional evento comunitário acontece 50 dias após a Páscoa, durante as comemorações de Pentecostes (Festa da Colheita). A missa festiva será celebrada pelo padre da diocese, Nuncio Figueiredo. No final será servido um almoço para os devotos da zona rural.

São João dos Bairros – A festa promete segundo os organizadores. Com cobertura ao vivo do local, a iniciativa busca resgatar a história das culturas tradicionais e populares, fomentar e mobilizar o setor turístico, permitindo aos moradores e visitantes maior integração e participação direta na festa. No circuito, decoração temática, barracas de comidas e bebidas típicas, brincadeira, escolha da Garota do Milho, quadrilhas, além do tradicional casamento na roça.

Mas para receber bem os visitantes e garantir a festança no local, a Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb) realizou nesta segunda-feira (3), um grande mutirão de limpeza, com raspagem e pinturas de meio-fio nas ruas do distrito. “A maioria dessas festas populares é feita com queima de fogos, procissão, missas e comemorações de rua. Elas misturam fé, religiosidade, sincretismo, sagrado x profano e alegria”, comentam os organizadores.

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *