Ongs de Ilhéus, FOBONG e CTA/SAE realizaram ações no Banco do Pedro

Ongs de Ilhéus, FOBONG e CTA/SAE realizaram ações no Banco do Pedro 1

Na última quinta e sexta feira (11 e 12), Ongs de Ilhéus, FOBONG e CTA/SAE se reuniram no Abassá de Leuá Tumbensi Bisneto, regido pelo Tata Ykatamba no Distrito do Banco do Pedro para executarem as ações pontuais e planejadas de acordo a agenda propositiva e afirmativa destes coletivos.

Na noite de quinta, aconteceu um painel expositivo acerca da Prevenção Combinada e Combate ao Racismo Institucional para alunos do nono ano na escola nucleada do Distrito.

Já na sexta pela manhã, também foi oferecido teste rápido para HIV e Hepatites Virais, além de aferição de pressão arterial e de glicemia. Foram realizados 35 testes, onde um resultado foi reagente para HIV.

Vale salientar que a comunidade de Banco do Pedro está desassistida pela atenção básica a mais de seis anos, pois o posto que foi inaugurado, na ocasião, sem energia e continua sem funcionamento, afirmam vários moradores da localidade.

Porém, o terreiro serve como suporte para a população com remédios e até o carro do Tata serve como ambulância a primeiros socorros.

Após o encerramento das atividades na tarde de sexta, houve uma reunião de avaliação com todos/as os/as envolvidos/as para que pudessem traçar estratégias futuras em outras localidades de dificil acesso ou sem cobertura de ESF/PSF e/ou UBS.

Também o município não assumiu a contra partida da pactuação tripartipe para compra de insumos de prevenção, deixando a todos/as munícipes em estado de extrema vulnerabilidade. Mas em articulação da Coordenadora Uiara Soub com o colegiado do FOBONG, foi possível abastecer o município com cerca de 40 mil preservativos masculinos e 10 mil gel lubrificante que seriam usados nas ações do Fórum.

Provavelmente, a próxima ação acontecerá no Distrito de Aritaguá entre 16 e 18 do mês de maio. Lembrando que é parte dos “Diálogos Formativos Territoriais”, mais um projeto do FOBONG, Aliança LGBTI+ da Bahia e Agências Internacionais da ONU.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Life Saúde
Life Saúde
Publicidade