Estudantes do Ensino Médio do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães e do Colégio Estadual Moysés Bohana foram desafiados a fazerem fotografias sobre as principais dificuldades enfrentadas pelos pedestres no deslocamento pelas ruas e no acesso aos bens públicos em Ilhéus. A atividade é parte do projeto MobCidades, financiado pela União Europeia, coordenado nacionalmente pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos e localmente pelo Instituto Nossa Ilhéus.

Para estimular a atenção dos alunos aos problemas de mobilidade da cidade, foram realizadas duas oficinas nos dias 04 e 06 de setembro. Com os temas “Cidade Inclusiva” e “Fotografia com Celular”, foram abordados assuntos referentes à estrutura das cidades, acessibilidade, mobilidade urbana e técnicas de fotografia com o aparelho celular. Os minicursos foram ministrados pela professora de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Peolla Paula Stein; pelo consultor do MobCidades em Ilhéus, Jonathan Souza; e pela Gerente de Comunicação do Instituto Nossa Ilhéus, Tacila Mendes.

De acordo com Jonathan, a ação tem o objetivo de fomentar o exercício da cidadania pelos estudantes, motivando-os a terem um olhar crítico sobre os problemas da cidade. “Os alunos convivem diariamente com as dificuldades de acessibilidade, seja em seus bairros ou nos deslocamentos para a escola e para os espaços de serviço, comércio, cultura e lazer. Então, nada melhor do que empoderá-los para que, usando a fotografia, registrem e cobrem que os representantes do Poder Público garantam uma cidade que seja acessível para todos”, comenta o consultor. O regulamento pode ser conferido no site www.nossailheus.org.br

Concurso

Para participar do concurso, o estudante deverá seguir o perfil do Instituto Nossa Ilhéus no Instagram @nossailheus e publicar a sua foto em sua própria conta pessoal no aplicativo, em modo público, até o dia 12 de setembro. Na descrição da imagem é preciso constar a menção à página do INI @nossailheus, a hashtag #olharinclusivoilheus, o endereço de onde a foto foi tirada e a descrição do problema encontrado. A foto só será válida se o estudante enviar autorização de imagem escaneada/fotografada para o e-mail: [email protected]. Caso seja menor de idade, a autorização deve ser assinada pelo pai, mãe ou responsável.

A população poderá conferir todas as postagens clicando na hashtag no Instagram e curtindo as que mais gostar. O estudante que tiver a foto mais curtida até às 12h do dia 17 de setembro será considerado o vencedor do concurso e vai ser premiado com um troféu e um Curso Profissionalizante de “Adobe Photoshop”, oferecido pela Microlins – Unidade de Ilhéus. A premiação ocorrerá durante a Semana da Mobilidade de Ilhéus, que será realizada entre os dias 17 e 23 de setembro.

MobCidades – Visa fortalecer políticas públicas para a mobilidade urbana e o monitoramento do orçamento para o setor, por meio da atuação de 10 movimentos de cidades brasileiras, entre eles, o Instituto Nossa Ilhéus. É financiado pela União Europeia e coordenado pelo Instituto e Estudos Socioeconômicos (INESC).

Instituto Nossa Ilhéus (INI) – Fundado em 09 de março de 2012, o Instituto é uma iniciativa da sociedade civil organizada, apartidária com o título de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Busca a aproximação da sociedade civil e do poder público em suas ações, com o objetivo maior de melhorar a cidade, e tem como eixos de atuação ‘Educação para Cidadania’, ‘Monitoramento Social’ e ‘Impacto em Políticas Públicas’. Tem como financiador o Instituto Arapyau. Localiza-se na Rua Eustáquio Bastos, nº 126, 8º andar do Edifício Kauffman, no Centro, em Ilhéus. O INI está aberto a todos que desejam engajar-se em suas atividades. Acompanhe o site www.nossailheus.org.br.

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *