Estudantes do Ensino Médio do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães e do Colégio Estadual Moysés Bohana foram desafiados a fazerem fotografias sobre as principais dificuldades enfrentadas pelos pedestres no deslocamento pelas ruas e no acesso aos bens públicos em Ilhéus. A atividade é parte do projeto MobCidades, financiado pela União Europeia, coordenado nacionalmente pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos e localmente pelo Instituto Nossa Ilhéus.
Para estimular a atenção dos alunos aos problemas de mobilidade da cidade, foram realizadas duas oficinas nos dias 04 e 06 de setembro. Com os temas “Cidade Inclusiva” e “Fotografia com Celular”, foram abordados assuntos referentes à estrutura das cidades, acessibilidade, mobilidade urbana e técnicas de fotografia com o aparelho celular. Os minicursos foram ministrados pela professora de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Peolla Paula Stein; pelo consultor do MobCidades em Ilhéus, Jonathan Souza; e pela Gerente de Comunicação do Instituto Nossa Ilhéus, Tacila Mendes.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
De acordo com Jonathan, a ação tem o objetivo de fomentar o exercício da cidadania pelos estudantes, motivando-os a terem um olhar crítico sobre os problemas da cidade. “Os alunos convivem diariamente com as dificuldades de acessibilidade, seja em seus bairros ou nos deslocamentos para a escola e para os espaços de serviço, comércio, cultura e lazer. Então, nada melhor do que empoderá-los para que, usando a fotografia, registrem e cobrem que os representantes do Poder Público garantam uma cidade que seja acessível para todos”, comenta o consultor. O regulamento pode ser conferido no site www.nossailheus.org.br
Concurso
Para participar do concurso, o estudante deverá seguir o perfil do Instituto Nossa Ilhéus no Instagram @nossailheus e publicar a sua foto em sua própria conta pessoal no aplicativo, em modo público, até o dia 12 de setembro. Na descrição da imagem é preciso constar a menção à página do INI @nossailheus, a hashtag #olharinclusivoilheus, o endereço de onde a foto foi tirada e a descrição do problema encontrado. A foto só será válida se o estudante enviar autorização de imagem escaneada/fotografada para o e-mail: [email protected]. Caso seja menor de idade, a autorização deve ser assinada pelo pai, mãe ou responsável.
A população poderá conferir todas as postagens clicando na hashtag no Instagram e curtindo as que mais gostar. O estudante que tiver a foto mais curtida até às 12h do dia 17 de setembro será considerado o vencedor do concurso e vai ser premiado com um troféu e um Curso Profissionalizante de “Adobe Photoshop”, oferecido pela Microlins – Unidade de Ilhéus. A premiação ocorrerá durante a Semana da Mobilidade de Ilhéus, que será realizada entre os dias 17 e 23 de setembro.
MobCidades – Visa fortalecer políticas públicas para a mobilidade urbana e o monitoramento do orçamento para o setor, por meio da atuação de 10 movimentos de cidades brasileiras, entre eles, o Instituto Nossa Ilhéus. É financiado pela União Europeia e coordenado pelo Instituto e Estudos Socioeconômicos (INESC).
Instituto Nossa Ilhéus (INI) – Fundado em 09 de março de 2012, o Instituto é uma iniciativa da sociedade civil organizada, apartidária com o título de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Busca a aproximação da sociedade civil e do poder público em suas ações, com o objetivo maior de melhorar a cidade, e tem como eixos de atuação ‘Educação para Cidadania’, ‘Monitoramento Social’ e ‘Impacto em Políticas Públicas’. Tem como financiador o Instituto Arapyau. Localiza-se na Rua Eustáquio Bastos, nº 126, 8º andar do Edifício Kauffman, no Centro, em Ilhéus. O INI está aberto a todos que desejam engajar-se em suas atividades. Acompanhe o site www.nossailheus.org.br.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.