Técnicos da secretaria de Saúde (Sesab) da Bahia realizaram em Ilhéus mais uma capacitação sobre manejo clínico do sarampo para todos profissionais de saúde da rede pública e privada do município, na quarta-feira (26). O treinamento foi mediado pelo Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), e dirigido aos médicos clínicos e enfermeiros, envolvendo os setores de Imunização Epidemiológica, Atenção Básica, Núcleo Regional, entre outros.

Segundo o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Gleidson Santana Souza, a capacitação abrange profissionais de várias esferas da saúde. “É preciso que os casos com suspeita da doença, ou confirmadas, tenham todas as medidas de controle realizadas. Esse paciente não pode ser encaminhado de volta pra casa sem ter passado de imediato, pelas ações de bloqueio epidemiológicos”, explicou.

Segundo a enfermeira técnica da Vigilância Epidemiológica e do Núcleo Regional de Saúde (Nures Sul), Marisa Susmaga, é preciso haver um esforço conjunto para que o surto da doença não ocorra na cidade. A capacitação contou com palestras do médico Gustavo Cunha, sobre o manejo clínico do sarampo e da técnica Cássia Virgínia, que falou sobre a vigilância epidemiológica voltada ao sarampo.

Vacinação – O sarampo ocorre uma vez na vida, e se a pessoa já teve a doença não precisa vacinar outra vez. A imunização acontece de forma normal para crianças até os cinco anos. Acima dessa idade até aos 29 anos, é preciso duas doses de a tri viral para o indivíduo ser imunizado. Pelo protocolo do Ministério da Saúde, dos 30 aos 49 anos, com apenas uma dose do tríplice viral já conta como imunizado, informou a Secom Municipal.

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *