A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicou no final da noite da quinta-feira (30), os novos preços de referência para comercialização do óleo diesel, que passou a ser subsidiado pelo governo após a greve dos caminhoneiros motivada pela alta do combustível.
Impulsionados pela alta do dólar e pelo preço internacional do diesel, o valor de comercialização voltou aos patamares de antes da paralisação, quando custava 2,3716 reais. Em maio, a Petrobras reduziu o valor para 2,3351 reais para ajudar a acabar com o conflito.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Os novos preços registram altas de até 14,4%, sendo o mais alto o comercializado na região Centro-Oeste, 2,4094 reais o litro. Os custos no Sudeste subiram 10,5%, para 2,3277 reais. No Nordeste, foi para 2,2592 reais, alta de 12,5%; no Sul, atingiu 2,3143 reais, elevação de 13,1%; e na região Norte avançou para 2,228 reais, o litro, aumento de 13,2%.
Segundo a ANP, os novos valores são resultantes da subtração de 30 centavos no litro dos preços de referência, como determinado pelo programa de subvenção de acordo com Medida Provisória 838/2018.
A agência explica que os novos valores refletem os aumentos dos preços internacionais do diesel e do câmbio no último mês, informou a Veja.
Analista de Sistemas (UNOPAR), Analista de Suporte Técnico (UNOPAR), Técnico em Comércio (CEEPGTIAMEV), Fotógrafo Jornalista e Designer Digital (ILHÉUS.NET), Fotógrafo (MS Fotografia & Home Studio AN Fotografia) e Profissional de TI Freelancer.
Fotógrafo Jornalista / RP: 0006873/BA