Reinaugurada durante as comemorações de aniversário da cidade, pelo prefeito Mário Alexandre, a Unidade Básica de Saúde do Bairro Hernani Sá está funcionando plenamente, com atendimento médico, de segunda a sexta-feira, das 7 às 22 horas. Na manhã desta segunda–feira, 9, o posto estava cheio, realizando atendimentos com a médica pediatra, Dra. Aline Nunes, a ginecologista, Dra. Silvana Otero, e o enfermeiro responsável pela unidade, Fábio José Santos, que atende aos programas de saúde.
“Melhorou tudo! Na última vez em que estive aqui, estava muito feio, sem estrutura nenhuma, tudo destruído. Agora, está bem melhor”, destaca a estudante Rafaela Mota, que levou o filho de três meses, Lorenzo Gabriel, para atendimento com a pediatra. Da mesma forma, a senhora Suylander Vasconcelos, mãe de Maria Luiza, fez o seu relato: “A mudança foi ótima, sem falar nos atendimentos. Agora, temos até farmácia e não preciso me deslocar para outo posto”, ressalta.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
A Unidade de Saúde do Hernani Sá foi reinaugurada e entregue à população ilheense no último dia 28, aniversário da cidade, totalmente reformada e com novos equipamentos, voltando a oferecer atendimento médico com o clínico geral, ginecologista, ginecobstreta e pediatra, além de enfermeiros, exames pré-natal e de prevenção ao colo de útero e vacinação.
A população dispõe também do teste do pezinho, nebulização, planejamento familiar e assistência em curativo. Segundo informação da secretaria de Saúde, em breve, a Unidade também realizará marcação de exames e atendimento odontológico para os moradores do bairro e do entorno, a exemplo do Nossa Senhora da Vitória e Alto da Bela Vista.
A enfermeira Juliana Rocha ressalta que, além de melhorar para a comunidade, os profissionais também foram beneficiados com a reforma. “Trabalho aqui há sete anos e nunca aconteceu uma reforma como essa, só pequenos reparos, como pintura, e acabava piorando a estrutura da unidade, porque tiravam as coisas do lugar e não arrumavam o local. Agora, sim, temos aparelhos de ar condicionado na sala, equipamentos e profissionais médicos atendendo”, acrescenta.
Reforma – De acordo com a secretaria de Saúde, dentre as intervenções realizadas na Unidade estão à construção do muro externo, revisões elétrica e do telhado, piso intertravado, portas, banheiros, assentamento de bancadas, forro, luminárias, pintura externa e interna, instalação de condicionadores de ar e esquadrias de alumínio para as janelas. A reforma representa uma antiga reivindicação da população.
PA Zona Sul – Além da Unidade de Saúde do Hernani Sá, a comunidade conta ainda com o Pronto Atendimento (PA) da Zona Sul, 24 horas, com serviço de urgência e emergência. A unidade pertence à Rede de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, localizada na Avenida Tancredo Neves, à margem da Rodovia BA-001, no trecho entre Ilhéus e Olivença.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.