Eventos esportivos marcam os 484 anos de Ilhéus

Durante as celebrações alusivas aos 484 anos de fundação e de 137 de elevação de Ilhéus à categoria de cidade, o município sediou grandes eventos esportivos, como a tradicional corrida Cacau Running, Stand Up Paddle e o Circuito Baiano de Jetski – Etapa Ilhéus Experience, que atraíram um público considerável. Além disso, as comemorações de aniversário contaram com ações gratuitas à população, com programação cultural e festiva desde do dia 26 de junho, inaugurações de postos de saúde e shows musicais.

Segundo o secretário de Turismo e Esporte, Hélio Ricardo, os eventos movimentaram a economia da cidade e atraíram centenas de atletas de outras cidades, e até de outros estados, que participaram das competições. “Essas iniciativas ajudam a divulgar o nome de Ilhéus – que já é uma marca no cenário de eventos esportivos no Brasil – e promove o intercâmbio desportivo. A cidade, por si só, é bela e sua geografia ajuda bastante e os organizadores souberam aproveitá-la. Já tivemos eventos de pesca esportiva, futsal, futevôlei e agora com estas novas modalidade”, destacou Hélio.

Cacau Running – A Avenida Soares Lopes recebeu, na última sexta-feira, dia 19, cerca de 850 atletas de Ilhéus e Itabuna, em sua maioria, contando ainda com a presença de corredores de Vitória da Conquista, Porto Seguro, Eunápolis e Salvador, dentre outras cidades da Bahia. A prova é considerada uma das mais importantes competições do gênero no Brasil, com categorias masculino e feminino, que percorrem 5 e 10 quilômetros de corrida pelas ruas do Centro Histórico de Ilhéus. Ao longo dos anos, a corrida Cacau Running traz a cultura da região cacaueira para as ruas do município.

Stand Up Paddle – Já na manhã de sábado, dia 30, foi a vez da segunda etapa do Baiano de Stand Up Paddle – Sup Race Ilhéus, na praia do Cristo e Baía do Pontal. O evento atraiu amantes do esporte que assistiram aos atletas e suas incríveis manobras. A realização foi da Associação Baiana de Stand Up. Criado na década de 60, em Wakiki, Havaí, o stand up paddle – também conhecido como SUP – é um esporte praticado em água doce ou do mar, onde a pessoa fica em pé em uma prancha, utilizando remos.

Jetski – Na véspera do feriado estadual, dia 1º, a Avenida 2 de Julho possuía um colorido especial. O céu azul ensolarado e a belíssima vista da Baía do Pontal serviram de cartão postal para o Circuito Baiano de Jetski – etapa Ilhéus Experience. O evento é inédito na cidade e foi acompanhada por uma multidão de expectadores na praia do Cristo, que é considerada, segundo os organizadores, a maior arena de competições do mundo em tamanho de pista, com 2,2 quilômetros.

Durante as provas, pilotos e suas motos aquáticas fizeram arrancadas e outras manobras, para o delírio do público. O circuito recebeu ainda pilotos campeões brasileiros e mundiais, entre eles, os baianos Bruno Serravale, Cristiano Magarão, Luan Trindade, além de Bruno Jacob – que agraciou a plateia com suas manobras radicais. Os eventos tiveram o apoio da Prefeitura de Ilhéus, por intermédio da Secretaria Municipal de Turismo e Esporte (Setur), da Superintendência Municipal de Trânsito (Sutran) e da Polícia Militar (PM), além dos patrocinadores oficiais da modalidade na Bahia, conforme diz a Secom Municipal.

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2018/07/eventos-esportivos-marcam-os-484-anos-de-ilheus.html

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.