O que é uma pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa? Entenda essas duas expressões a partir do olhar afroativista de Elder Ribeiro

As pesquisas qualitativas têm caráter exploratório: estimulam os entrevistados a pensar e falar livremente sobre algum tema, objeto ou conceito. Elas fazem emergir aspectos subjetivos, atingem motivações não explicitas, ou mesmo não conscientes de forma espontânea.

As pesquisas quantitativas são mais adequadas para apurar opiniões e atitudes explicitas e conscientes do entrevistado, pois utilizam instrumentos padronizados (questionários). São utilizados quando se sabe exatamente o que deve ser perguntado para atingir os objetivos da pesquisa.

No questionário das pesquisas qualitativas geralmente as informações são coletadas através de um roteiro. As opiniões dos participantes são gravadas e posteriormente analisadas.

Na quantitativa as informações são colhidas através de um questionário estruturado com perguntas claras e objetivas. Isto garante a uniformidade de entendimento dos entrevistados.

As entrevistas das pesquisas qualitativas geralmente são realizadas por meio de entrevistas em profundidade ou de discussões em grupo. Já as pesquisas quantitativas são aplicadas individualmente e com os questionários seguindo o mesmo padrão.

No relatório de apresentação da pesquisa qualitativa geralmente é feito por opiniões e mais textos mesmo do que foi colhido. Nas pesquisas qualitativas são usadas mais tabelas e gráficos.

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2018/06/o-que-e-uma-pesquisa-quantitativa-e-pesquisa-qualitativa-entenda-essas-duas-expressoes-a-partir-do-olhar-afroativista-de-elder-ribeiro.html

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.