O professor universitário Bruno Borges Deminicis, doutor em Ciências Agrárias, virou réu após ser denunciado pela falsificação de dois certificados de iniciação científica da Universidade Federal do Espírito Santo. Os documentos foram usados por um estudante para obter pontuação em processo seletivo de mestrado no interior de Minas Gerais.
A denúncia feita pelo Ministério Público Federal do Espírito Santo foi aceita pelo juiz da 1ª Vara Federal de Cachoeiro de Itapemirim, André Luiz Martins da Silva, no dia 3 de abril. O professor será julgado pela suposta falsificação de documento público, crime com pena de dois a seis anos de reclusão e multa. Por se tratar de um servidor público, a pena pode ser aumentada em um sexto.
Atualmente, de acordo com informações da Plataforma Lattes, Bruno faz parte do quadro de docentes da Universidade Federal do Sul da Bahia, com sede em Itabuna. O G1 tentou contato com o professor por telefone e por mensagem de texto, mas não teve retorno até esta publicação.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
De acordo com o Ministério Público, os certificados foram confeccionados por Bruno, e a falsidade foi constatada porque os documentos não possuem registro de autenticidade na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes.
Um dos certificados falsificados atestava que o estudante havia participado de programa de iniciação científica entre 1º de março de 2009 e 2 de dezembro de 2009, totalizando 960 horas. Já o outro documento atestava participação em atividades entre 11 de março de 2010 e 12 de dezembro de 2010, com a mesma carga horária.
Os documentos foram utilizados pelo estudante na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), para aprovação em processo seletivo de mestrado, segundo o MPF. O caso do estudante foi passado para a Procuradoria da República em Teófilo Otoni (MG).
Informações do G1/ES

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.