Faltam 20 dias para o prazo final do recadastramento biométrico

Mais de 30 mil eleitores não fizeram o recadastramento em Ilhéus.

Faltando 20 dias para o final do prazo, mais de 164 mil eleitores que tiveram os títulos cancelados ainda não compareceram para realizar o recadastramento biométrico e regularizar a situação em Salvador, segundo informou, nesta quinta-feira (19), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). O prazo para ficar apto para votar nas eleições de outubro termina no dia 9 de maio e não poderá mais ser prorrogado. Em toda a Bahia, mais de 438 mil ainda precisam se recadastrar.

Na capital baiana, 321,549 pessoas tiveram o título cancelado por não terem se apresentado até o dia 31 de janeiro para fazer o procedimento. Em toda a Bahia, o número de eleitores que tiveram o título cancelado foi de 916,378. Esse foi o primeiro prazo estipulado pelo TRE-BA para a realização do recadastramento. Após o fim do prazo no início deste ano, uma nova data (até 9 de maio) foi estipulada para que as situações fossem regularizadas.

Conforme o TRE, do dia 5 de março, quando o período para regularização da situação de quem teve título cancelado foi aberto, até a quarta-feira (18), 156.901 pessoas compareceram aos postos do órgão para fazer a biometria.

Em toda a Bahia, 6.090.974 realizaram o recadastramento biométrico até o final do primeiro prazo, 31 de janeiro. Após odia 5 de março, 478.072 (dado inclui também os números de Salvador) compareceram para regularizar a situação.

A procura nos postos de atendimento está baixa, se comparado à situação registrada no início do ano, quando era comum observar filas quilomêtricas nos postos de atendimento do órgão — sobretudo na sede, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

A média de atendimento em todos os postos do TRE, tomando como base os últimos três dias, é de 5.094. Na sede do TRE, a média de atendimento é de 2.126 — no início do ano chegava a 5 mil.

Como fazer para regularizar a situação até o dia 9 de maio?

O cidadão pode fazer o agendamento para realizar o serviço nas cidades de Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Porto Seguro, Salvador e Vitória da Conquista. Nos demais municípios, a Justiça Eleitoral faz o atendimento por demanda espontânea (ordem de chegada e/ou distribuição de senhas).
Em Salvador, o agendamento é aberto todas as sextas-feiras, ao meio-dia, no site do órgão. Apenas na sede TRE, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), os atendimentos serão feitos, exclusivamente, por ordem de chegada.
Nas cidades do interior do estado, que disponibilizam atendimento por agendamento, a disponibilidade de vagas é gerenciada pelo cartório eleitoral que atende ao município. Informações sobre o serviço deverão ser obtidas na própria unidade, cujos contatos encontram-se disponíveis na página do TRE-BA.

Documentos necessários

Para fazer o recadastramento biométrico, são necessários os seguintes documentos no dia do atendimento presencial:

Carteira de Identidade (original);

Comprovante de Alistamento Militar para os que têm 17 anos e completam 18 no ano corrente ou carteira de reservista para os maiores de 18 até 45 anos;

Comprovante de Residência do município onde vota, emitido até três meses anterior ao mês corrente e em nome do solicitante do serviço ou de seus pais (original); ou apresentar Comprovante de Residência de parente acompanhado de cópia da Carteira de Identidade e da Certidão de Nascimento do titular do documento (original), segundo informações coletadas pelo G1 e TRE-BA.

Postos de recadastramento biométrico em ilhéus: 

Biblioteca Pública (antigo General Osório);

SAC;

TRE (na Av. Esperança);

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2018/04/faltam-20-dias-para-o-prazo-final-do-recadastramento-biometrico.html

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.