
A Secretária de Saúde Elizângela Oliveira vem destacando os esforços da gestão municipal em fortalecer a Atenção Básica municipal, principalmente agora, após o fechamento para reforma do Hospital Regional na Conquista.
Para isso, é necessário o fortalecimento e implantação urgente dos Postos de Saúde da Família (PSF) nos bairros, alguns parado há anos.
A Administração Municipal está elaborando o projeto, que possa facilitar o acesso à saúde de todos os moradores dos bairros da Esperança, Banco da Vitória, T. Vilela, Princesa Isabel e circunvizinhança.
O aviso de construção dos Postos está no Diário Oficial da União, que anunciou um aviso de licitação para a contratação de empresa de engenharia com a finalidade de fortalecer o atendimento do SUS na cidade. Veja aqui.Em 2013
Em agosto de 2013, a gestão anterior, “a obra de construção do novo posto de saúde Almiro Vinhais”, localizado na Avenida Princesa Isabel. A demolição do antigo imóvel onde funcionava a unidade foi acompanhada pela antiga secretária municipal de Saúde, Ledívia Espinheira, e pelo superintendente de Obras e Serviços Públicos da Secretaria de Serviços Urbanos, Ednaldo Azevedo. A promessa era que na semana seguinte fossem iniciados os trabalhos de construção da nova unidade da Princesa Isabel, contudo sem sucesso.
A secretária Ledívia Espinheira na época também informou que a Prefeitura iria construir nove postos médicos, além de obras de ampliação de três unidades de saúde, na zona urbana e na zona rural, através de convênio com o Ministério da Saúde.
Além do Almiro Vinhais, na Avenida Princesa Isabel, as comunidades contempladas com a construção de novas unidades de saúde são a Vila São José, Teotônio Vilela, Avenida Roberto Santos (Esperança), Olivença, Conquista, Banco da Vitória, São Miguel e Iguape. As obras de ampliação iriam beneficiar o Centro de Saúde Avançado da Zona Sul, no bairro Hernani Sá, e as unidades de saúde da família de Banco Central e Couto-Santo Antônio. Alguns saíram do papel, outros não.
Posto de saúde Sarah Kubitschek
O Posto de Saúde já vinha em marcha lenta, agora deve ser retomada as obras, após o processo licitatório.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), graduando em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.