12 de dezembro de 2024

Foto: Gidelzo Silva

A Secretária de Saúde Elizângela Oliveira vem destacando os esforços da gestão municipal em fortalecer a Atenção Básica municipal, principalmente agora, após o fechamento para reforma do Hospital Regional na Conquista.

Para isso, é necessário o fortalecimento e implantação urgente dos Postos de Saúde da Família (PSF) nos bairros, alguns parado há anos.

A Administração Municipal está elaborando o projeto,  que possa facilitar o acesso à saúde de todos os moradores dos bairros da Esperança, Banco da Vitória, T. Vilela, Princesa Isabel e circunvizinhança.

O aviso de construção dos Postos está no Diário Oficial da União, que anunciou um aviso de licitação para a contratação de empresa de engenharia com a finalidade de fortalecer o atendimento do SUS na cidade. Veja aqui.Em 2013

Em agosto de 2013, a gestão anterior, “a obra de construção do novo posto de saúde Almiro Vinhais”, localizado na Avenida Princesa Isabel. A demolição do antigo imóvel onde funcionava a unidade foi acompanhada pela antiga secretária municipal de Saúde, Ledívia Espinheira, e pelo superintendente de Obras e Serviços Públicos da Secretaria de Serviços Urbanos, Ednaldo Azevedo. A promessa era que na semana seguinte fossem iniciados os trabalhos de construção da nova unidade da Princesa Isabel, contudo sem sucesso.

A secretária Ledívia Espinheira na época também informou que a Prefeitura iria construir nove postos médicos, além de obras de ampliação de três unidades de saúde, na zona urbana e na zona rural, através de convênio com o Ministério da Saúde.

Além do Almiro Vinhais, na Avenida Princesa Isabel, as comunidades contempladas com a construção de novas unidades de saúde são a Vila São José, Teotônio Vilela, Avenida Roberto Santos (Esperança), Olivença, Conquista, Banco da Vitória, São Miguel e Iguape. As obras de ampliação iriam beneficiar o Centro de Saúde Avançado da Zona Sul, no bairro Hernani Sá, e as unidades de saúde da família de Banco Central e Couto-Santo Antônio. Alguns saíram do papel, outros não.

Posto de saúde Sarah Kubitschek

O Posto de Saúde já vinha em marcha lenta, agora deve ser retomada as obras, após o processo licitatório.

 

 

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *