Na segunda-feira (26) foi o Dia Nacional do Cacau, mas o produtor nada teve a comemorar. A data foi instituída para valorizar a lavoura cacaueira brasileira. Mais de 30 mil propriedades rurais cultivam cacau no País, principalmente na Bahia, Pará, Espírito Santo, Rondônia, Amazonas e Mato Grosso.
Ao todo são cerca de 670 mil hectares de área plantada. Há dois anos, o Brasil foi o terceiro maior produtor de chocolate do mundo (710 mil toneladas) e terceiro maior consumidor (709 mil toneladas). Ainda assim, entre 2011 e 2016, o País aumentou em 80% a importação.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Uma Comissão do Senado debate um Projeto de Lei Suplementar que prevê o aumento do porcentual mínimo de cacau, de 25% para 35%, nos produtos nomeados “chocolate”. Os produtores aprovam, mas dizem que também é necessário crédito para o setor.
Eles apontam que o aumento da produtividade passa por uma qualificação do cacau, que implica em mais despesas na produção, como explicou o diretor do Centro de Inovação do Cacau, Cristiano Villela. “Há uma tendência global de valorizar a origem e a qualidade dos produtos”.
“Isso se aplica ao chocolate. Porém, enquanto o mercado gourmet cresce cada vez mais, o Brasil ainda não está no mapa do cacau fino da Organização Internacional do Cacau”. Conforme diz o R7.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.