Detran suspende CNH de 22 condutores analfabetos flagrados em 2017

22 condutores tiveram suas carteiras de habilitação suspensas após assumirem que não sabiam ler, durante processo de revalidação do documento em 2017.

A informação é do diretor-presidente do Detran em Alagoas, Antônio Carlos Gouveia, em entrevista concedida à Radio Pajuçara FM Maceió nesta terça-feira (20).

De acordo com Gouveia, os condutores foram flagrados na Lei Seca e tiveram suas carteiras retidas. “Após pagarem multa de quase R$ 3 mil, eles precisam fazer um curso de reciclagem para ter a CNH de volta, e aí terminam assumindo que não têm condições de fazer a prova teórica”, explicou o diretor-presidente.

Os motoristas analfabetos flagrados durante a fiscalização, segundo o diretor, possuem perfis parecidos. “São condutores com anos de carteira, que receberam o documento como troca de algum favor político e vinham fazendo a renovação sem passar por provas, por isso nunca tivemos conhecimento”, comentou.

Dos motoristas irregulares, 14 deles eram do interior de Alagoas e oito da Capital. Todos tinham acima de 45 anos. “Indicamos a eles que façam o curso de educação para jovens e adultos e assim possam ter acesso ao documento novamente”, sugeriu.

Vale lembrar que a Carteira Nacional de Habilitação é uma licença do Estado declarando que o cidadão está apto a dirigir. Só pode obter o documento quem tem mais de 18 anos, sabe ler e escrever e possui documento de identificação e CPF, conforme diz o TNH1.

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2018/03/detran-suspende-cnh-de-22-condutores-analfabetos-flagrados-em-2017.html

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.