22 condutores tiveram suas carteiras de habilitação suspensas após assumirem que não sabiam ler, durante processo de revalidação do documento em 2017.

A informação é do diretor-presidente do Detran em Alagoas, Antônio Carlos Gouveia, em entrevista concedida à Radio Pajuçara FM Maceió nesta terça-feira (20).

De acordo com Gouveia, os condutores foram flagrados na Lei Seca e tiveram suas carteiras retidas. “Após pagarem multa de quase R$ 3 mil, eles precisam fazer um curso de reciclagem para ter a CNH de volta, e aí terminam assumindo que não têm condições de fazer a prova teórica”, explicou o diretor-presidente.

Os motoristas analfabetos flagrados durante a fiscalização, segundo o diretor, possuem perfis parecidos. “São condutores com anos de carteira, que receberam o documento como troca de algum favor político e vinham fazendo a renovação sem passar por provas, por isso nunca tivemos conhecimento”, comentou.

Dos motoristas irregulares, 14 deles eram do interior de Alagoas e oito da Capital. Todos tinham acima de 45 anos. “Indicamos a eles que façam o curso de educação para jovens e adultos e assim possam ter acesso ao documento novamente”, sugeriu.

Vale lembrar que a Carteira Nacional de Habilitação é uma licença do Estado declarando que o cidadão está apto a dirigir. Só pode obter o documento quem tem mais de 18 anos, sabe ler e escrever e possui documento de identificação e CPF, conforme diz o TNH1.

Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *