Após anos, SAMU de Ilhéus conta com 04 ambulâncias funcionando

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 de  Ilhéus ampliou  a quantidade de atendimentos no início de 2018. No mesmo período, o volume de chamadas para o número 192 cresceu 30%. O serviço para a população ilheense ganhou em agilidade com a utilização  de 04 veículos e também motolâncias.

O serviço do SAMU funciona 24 horas por dia com equipes multiprofissionais de saúde, formada por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que prestam o socorro em qualquer lugar, seja ele privado (residências, locais de trabalho etc.) ou público (vias públicas), após chamada gratuita, feita através do 192. A cobertura do SAMU 192 abrange todo município.

Quando o SAMU recebe a ligação, um médico regulador faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente ou a pessoa que fez a chamada sobre as primeiras ações que podem ser tomadas, como a prestação dos primeiros socorros ou a imobilização das vítimas, dependendo da gravidade do caso. Em casos graves, o paciente é transferido em uma ambulância tipo UTI.

O serviço realiza atendimentos de naturezas diversas, como a vítimas de acidentes de trânsito, de ferimentos por arma de fogo e armas brancas, quedas, choque elétrico, afogamento e intoxicação. Atende, ainda, pacientes vítimas de infarto agudo do miocárdio, de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e crises convulsivas e realiza atendimento pré-hospitalar de pacientes com insuficiência cardíaca e crise diabética. Também é acionado para a realização de atendimento de casos gineco-obstétricos, como trabalho de parto e aborto; atua no atendimento médico de urgências psiquiátricas; efetua transferências hospitalares de pacientes graves que necessitam de remoção em UTI móvel entre os municípios, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

Nos próximos dias o quadro de pessoal do SAMU estará completo, tendo em vista, a contratação de médico socorrista, rádio operador e técnico de motolância.

 

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2018/01/apos-anos-samu-de-ilheus-conta-com-04-ambulancias-funcionando.html

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.