Memórias e Expressões Artísticas: Ojó Igbí Orisà Rè Wo a partir das narrativas das fotografias do Ogãn Léo de Ayrá
Sidney Leonardo Silva Motta, conhecido como Ogãn Léo de Ayrá é um Fotógrafo Brasileiro que contribui significativamente para os estudos culturais e o artivismo nos espaços de culto das religiões afro-brasileiras, além de ser responsável por destacar a figura das ialorixás e dos babalorixás, através das publicações dos seus manuscritos no Site Ogãn Léo de Ayrá, especializado no tema, o qual é responsável. Homem de axé, a força sagrada de cada orixá, Sidney Motta tem experiência profissional, pessoal e religiosa no tema a que se propõe a trabalhar com os olhos críticos de artista. As criações estéticas do Ogãn Léo se traduzem em Filmagens e Edição de umbanda, candomblé, desde a obrigação de tempo no orixá, confirmação de ogãn e ekedji, festas de exús, caboclo, preto velho, camarinha e dentre outras celebrações religiosas.
Sidney Motta foi confirmado como Ogãn em 30 de março de 2012, pelo Babalorisá Josimar de Oxóssi – Axé Oswaldo Cruz, recebeu cargo de Ojú Obá (os olhos do rei) no mesmo Asé de Iniciação. Sendo assim, Sidney Motta passou a ser Ogãn Léo, filho de santo de pai Josimar de Oxóssi, neto de Marcelo de Oxaguiãn e bisneto de Iyá Nitinha de Oxum da Casa Branca do Engenho Velho em Salvador, Nação Ketu.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
A empresa ‘’Ogãn Léo de Ayrá’’, criada há mais de 9 anos, de mesmo nome de seu diretor e fundador, vem se destacando no campo da difusão das religiões afro-brasileiras através de fotografias e filmagens, mostrando ao mundo o porquê e o como ocorrem os cultos afro-brasileiros, assim como seus símbolos, adereços, vestuários, gestos e danças de umbanda, candomblé, desde a obrigação de tempo no orixá, confirmação de ogãn e ekedji, festas de exús, caboclo, preto velho, camarinha e dentre outras celebrações religiosas.
Buscando sempre destacar a dimensão politica da arte e dando visibilidade artística significativa para as religiões de matriz africanas e suas manifestações culturais, religiosas e espirituais, Ogãn Léo, através das redes sociais, como o Facebook e Youtube, compartilha os trabalhos realizados pela equipe de profissionais especializados, expandindo seus contratos para outros estados do Brasil, como São Paulo, Minas Gerais, Belo Horizonte, Curitiba e Bahia.
Toda esta experiência aborda um tema explícito dos anseios do fotografo sob o Prêmio de Fotografia do Pierre Verger: como acontece a construção da sua trajetória profissional. Ogãn Léo de Ayrá cria um cenário onde as percepções em sociedades geram grandes conflitos sócio-político-religiosos na atualidade.
Abaixo todo artigo em PDF
Analise Critica Final -Memórias e Expressões Artísticas, por Elder Ribeiro
Elder Ribeiro (Omo Oyá) é Agente Cultural, Possui ensino médio completo pelo Centro Educacional Teodoro Sampaio (CETS) e atualmente é graduando no curso de Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias (BICULT) pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Tem interesse de pesquisa nas seguintes áreas: Antropologia, Arte e Estudos de Religião, especialmente as religiosidades de matrizes africanas. Tem experiência nos estudos: Relações Étnico-Raciais, Literatura Africana, Movimento Negro e Educação nos Terreiros. Homenagem com o poema autoral ”Mestre dos Atabaques” ao Saudoso Mestre Erenilton da Casa de Oxumaré – publicado no site Geledés – Instituto da Mulher Negra – Fundada em 1998) – Consultar link para veracidade: http://www.geledes.org.br/mestre-dos-atabaques-ao-saudoso-mestre-erenilton-da-casa-de-oxumare/. Tem resenha “De olho nas perspectivas da sociedade neoliberal” publicada na Revista Gueto – UFRB e demais informações acadêmicas podem ser consultadas no Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1109544421163427
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.