Uma sequência de interrupções no fornecimento de energia elétrica na Zona Sul de Ilhéus na última sexta-feira, sábado e domingo reacendeu o protesto de moradores e a desconfiança sobre a eficácia das obras de modernização realizadas pela Coelba em maio deste ano. A concessionária prometeu que a instalação de novos equipamentos traria “maior estabilidade”, mas a população relata que os blecautes continuam frequentes, danificando aparelhos eletrônicos e questionando a preparação da empresa para a alta demanda do verão.
A insatisfação foi manifestada diretamente por moradores à redação do Blog Agravo. Rodrigo Carvalho, residente no Loteamento Praia Dourada, na Praia do Sul, descreveu o problema que se repete: “Hoje amanhecemos sem luz, a madrugada é sempre um vai e volta constante até a queda total, danificando aparelhos… Até quando vamos conviver com isso? Nem chegou o verão ainda e fica a pergunta: a Coelba está se preparando para atender uma maior demanda?”.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
O relato expõe a frustração com a falta de melhoria concreta em um dos pontos turísticos e residenciais mais importantes do litoral sul da cidade. A apreensão maior, no entanto, é com o futuro próximo. O questionamento que paira no ar é: se os problemas já são críticos fora da época de pico de consumo, a Coelba vai conseguir, de fato, manter a estabilidade com a aproximação do verão, quando o uso de aparelhos como ar-condicionado dispara?
A situação não é nova para o poder público. No início do ano, a Câmara de Vereadores de Ilhéus realizou várias sessões para debater o precário fornecimento de energia na região. Na época, a Coelba apresentou o cronograma das intervenções que seriam feitas em maio. No entanto, após a conclusão das obras, a fiscalização por parte dos vereadores sobre a eficácia dos trabalhos parece ter arrefecido, enquanto os problemas persistem na mesma intensidade, atingindo localidades como o Praia Dourada.
A combinação entre a promessa não cumprida da concessionária, a revolta da população e a aparente falta de acompanhamento pós-obras pelo legislativo local cria um cenário de incerteza e descrença. A pergunta do morador do Loteamento Praia Dourada ecoa como um desabafo coletivo: Até quando a Zona Sul de Ilhéus vai conviver com a instabilidade?
A reportagem do Blog Agravo entrou em contato com a Coelba para saber sobre as causas específicas das quedas no Loteamento Praia Dourada e arredores no último final de semana, os possíveis danos causados pelos “vai e vem” de energia e que medidas adicionais estão sendo planejadas para o verão. A empresa também foi questionada sobre a eficácia das obras.
Informações do Blog Agravo

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.