Através do Mutirão de Compaixão e Graça a população teve acesso a diversos serviços de saúde, assistência social e cidadania
Em alusão ao aniversário de 67 anos da Igreja Batista Lindinópolis, comemorado em 5 de agosto, está sendo realizado o Mutirão de Compaixão e Graça, uma grande ação social que aconteceu nesta quinta-feira (31) e segue durante esta sexta-feira (1º), na sede da igreja, localizada no bairro da Conquista, em Ilhéus.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Coordenado pelo professor Gurita, o mutirão é fruto da parceria entre a igreja e a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, além de contar com o apoio de instituições como a Embasa, a Defensoria Pública e outros órgãos. A ação oferece gratuitamente diversos serviços de saúde, assistência social e cidadania para os moradores da Conquista, bairros adjacentes e de outras localidades da cidade.
“O mutirão acontece como expressão do nosso compromisso com a comunidade. Graças à parceria com a Prefeitura de Ilhéus e ao apoio da secretária de Saúde, Sonilda Mello, do prefeito Valderico Júnior e de toda a equipe da Saúde, conseguimos oferecer uma ação abrangente e eficiente. Nossa gratidão e orações a todos os que tornam esse trabalho possível”, afirmou o professor Gurita.
O pastor Rubem Vieira também destacou a importância da colaboração com o poder público para o sucesso da iniciativa.
“A igreja é apenas o instrumento. A Secretaria de Saúde é quem tem disponibilizado praticamente todos os serviços que estão sendo oferecidos. Essa generosidade permite que a gente realmente atenda à comunidade com dignidade”, disse o pastor.
População aprova a iniciativa
Moradores que participaram do primeiro dia do mutirão aprovaram os serviços oferecidos.
“Foi minha primeira vez participando. Achei o atendimento ótimo. Essa parceria da Secretaria de Saúde é muito importante”’ comentou Adriano dos Santos, colador de outdoor.
A dona de casa Cláudia Barbosa também elogiou a ação.
“Vim pela primeira vez, fiz meu preventivo e ainda vou passar pelo clínico. Gostei muito. Fiz o que eu precisava”.
Balanço do primeiro dia
Os atendimentos ocorreram das 8h às 17h. Somente no primeiro dia, foram realizados:
• 45 triagens iniciais
• 38 atendimentos médicos clínicos
• 20 atendimentos odontológicos (limpezas e restaurações)
• 05 testes rápidos
• 08 exames preventivos
• 45 doses de vacinas aplicadas, beneficiando 20 pessoas que atualizaram o cartão vacinal
A coordenadora de Saúde Bucal de Ilhéus, Louise Tayná comemorou a participação da equipe odontológica e destacou uma novidade importante: a estreia do consultório odontológico portátil.
“Estamos utilizando o novo consultório portátil pela primeira vez aqui no mutirão, o que representa um marco para o nosso programa “Melhor em Casa”. A ideia é iniciar ainda em agosto os atendimentos odontológicos domiciliares para pacientes acamados. É gratificante estrear esse equipamento justamente numa ação voltada para a comunidade”, afirmou Louise Tayná.
O mutirão continua nesta sexta-feira (1º) das 8 da manhã às 17 h com os mesmos serviços gratuitos, reafirmando o compromisso da Prefeitura de Ilhéus e da Igreja Batista Lindinópolis com o cuidado à população.
Por Cátia Gomes / ASCOM SESAU

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.