
O Teatro Popular de Ilhéus (TPI) marca presença na 8ª Festa Literária de Ilhéus (FLI) com duas apresentações do musical A Aventura de Mariá e Murici, na próxima terça (29) e quarta-feira (30), sempre às 16h, na Praça Dom Eduardo (Praça da Catedral).
Voltado especialmente para o público infantil — mas encantador para todas as idades — o espetáculo é uma celebração da imaginação, da amizade e da relação harmoniosa com o meio ambiente. A história é contada por meio de uma envolvente narração e canções que embalam a trama, conduzindo o público por uma experiência sensorial e afetiva.
A peça acompanha Mariá, uma menina curiosa e corajosa, e seu inseparável amigo Murici, um esperto canário-da-terra amarelinho, em uma jornada repleta de descobertas, criaturas mágicas e mensagens que atravessam o universo da infância com delicadeza e poesia.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Na busca pela família do passarinho, os protagonistas — representados por bonecos — enfrentam desafios que exigem empatia, coragem e respeito à natureza, valores que se entrelaçam à narrativa com leveza e encantamento.
“A gente quis construir um espetáculo que provocasse nas crianças, e também nos adultos, a vontade de imaginar e de sonhar. Mariá e Murici são como sementes que plantamos nos corações para cultivar a amizade, o cuidado com o outro e com o mundo”, afirma o diretor e dramaturgo do TPI, Romualdo Lisboa.
Festa literária – As apresentações integram a programação da 8ª FLI, que acontece de 29 a 31 de julho, reunindo escritores, artistas e o público em geral em torno da literatura e suas conexões com educação, inclusão e liberdade.
Além de homenagens a importantes nomes da cultura regional como Elvira Foeppel, Jorge Medauar, Adonias Filho, André Rosa e Mestre Virgílio, a Festa também celebra o lançamento do Prêmio Sosígenes Costa de Poesia.
Com atividades distribuídas por diversos espaços do centro histórico de Ilhéus — como o Teatro Municipal, a Academia de Letras, a Rua Jorge Amado e a Praça Pedro Mattos —, a FLI reafirma seu papel como um dos mais importantes encontros culturais da Bahia, promovendo o diálogo entre tradição e contemporaneidade.
Sobre o TPI – Fundado em 1995, o Teatro Popular de Ilhéus é referência no teatro baiano e nacional. É uma instituição cultural privada, parcialmente financiada pelo programa de Ações Continuadas da Secretaria de Cultura da Bahia, com recursos do Fundo de Cultura e do Governo do Estado.
Atualmente, o TPI está sediado temporariamente nas instalações da UESC, em parceria realizada por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Departamento de Letras, Núcleo de Artes e Observatório Astronômico da UESC.
SERVIÇO
Espetáculo: A Aventura de Mariá e Murici – Festa Literária de Ilhéus (FLI)
Companhia: Teatro Popular de Ilhéus (TPI)
Quando: Terça (29/07) e quarta (30/07), às 16h
Onde: Praça Dom Eduardo (Praça da Catedral), Ilhéus
Classificação: Livre
Gratuito

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.