Graças ao transporte gratuito realizado pelo programa Avião Solidário da LATAM no último sábado (28/12), em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), um macho e uma fêmea da espécie mico-leão-da-cara-dourada (Leontopithecus chrysomelas), ameaçada de extinção, ganharam um novo lar para cuidados e conservação da espécie.
Os dois animais foram resgatados em Ilhéus, no interior da Bahia: a fêmea jovem estava sendo criada como pet e foi entregue voluntariamente à Polícia Ambiental da região, que a direcionou ao INEMA (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) da Bahia, ficando posteriormente sob os cuidados do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETRAS) da empresa Bahia Mineração (BAMIN), responsável pela implantação do empreendimento Porto Sul. Já o macho, foi resgatado poucos dias depois na mesma região e também foi encaminhado ao CETRAS.
Especialistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) avaliaram que os animais não apresentavam condições de serem devolvidos à natureza, mas poderiam ser integrados ao manejo ex-situ (sob cuidados humanos) da espécie. Essa estratégia está prevista no Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Primatas da Mata Atlântica e da Preguiça-de-Coleira, coordenada pelo ICMBio.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Após análise, identificaram o Zoológico de São Paulo como uma das instituições adequadas para destinação, considerando seu histórico na manutenção e conservação da espécie. O zoológico dispõe de espaço adequado para o recebimento dos animais e conta com uma equipe técnica capacitada para proporcionar as melhores condições de saúde e bem-estar.
O mico-leão-da-cara-dourada, vale destacar, possui distribuição restrita à região Sul da Bahia e recentemente, por meio da Lei Municipal nº 4.315/24, tornou-se espécie símbolo da cidade de Ilhéus.
O transporte foi realizado gratuitamente pela LATAM Cargo em voo direto de Ilhéus para São Paulo/Congonhas, evitando o deslocamento terrestre entre as instituições de mais de 1,7 mil quilômetros, o que reduziu para 2h30 o transporte que levaria em torno de 25 horas.
AVIÃO SOLIDÁRIO JÁ PROTEGEU MAIS DE 4,6 MIL ANIMAIS NO BRASIL
Em 13 anos de existência, o programa Avião Solidário da LATAM em conjunto com instituições parceiras já realizou o transporte gratuito de mais de 868 toneladas de cargas e 4,6 mil animais no Brasil. Além dos 282 milhões de vacinas contra a COVID-19 transportadas para todos os estados brasileiros, o programa completou a marca de mais de 200 toneladas de doações (cestas básicas, água, fraldas descartáveis, cobertores, entre outros itens) e 130 voluntários (médicos, enfermeiros, veterinários e bombeiros) transportados gratuitamente na recente crise do Rio Grande do Sul, desde 4 de maio de 2024.
O Avião Solidário está conectado com o pilar de Valor Compartilhado da Estratégia de Sustentabilidade do grupo LATAM, para colocar à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia. Atualmente, o Avião Solidário mantém parcerias com diferentes instituições no Brasil, como Amigos do Bem, Movimento União BR, Gastromotiva, Por1Sorriso, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se e SOS Mata Atlântica.
Informações do site candeeiro
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.