No último ano, Ilhéus deu um importante passo para o fortalecimento da cidadania feminina com a criação e o fortalecimento da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), possibilitando-a a lançar projetos e programas importantes, que levaram mais cidadania e qualidade de vida para as mulheres ilheenses.
Com isso, um dos destaques foi o “Projeto Mulheres do Nosso Bairro”. A iniciativa, promovida pela SPM, em parceria com outras secretarias municipais, visando oferecer uma série de serviços essenciais para as mulheres da comunidade, facilitando o acesso a cuidados.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
O projeto disponibilizou serviços como atualização do Cadastro Único (CADÚnico), solicitação do Bolsa Família, inscrição no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e emissão de documentos como o cartão do Passe Livre e a carteirinha para pessoas com deficiência. Além disso, foi possível realizar exames de mamografia, vacinação contra o HPV e outras vacinas básicas, exames de pressão e muitos outros serviços de saúde. A secretária da Mulher, Carla Serafim, destacou a importância de oferecer esse suporte, pois muitas mulheres enfrentam dificuldades para cuidar de si mesmas devido às responsabilidades diárias.
O “Mulheres do Nosso Bairro” foi mais do que um simples programa de serviços, foi um instrumento importante na busca pela inclusão social e pelo cuidado integral das mulheres de Ilhéus. Através da descentralização dos atendimentos, as mulheres puderam acessar serviços essenciais de saúde, assistência e cidadania diretamente em suas comunidades, sem precisar se deslocar até os centros urbanos, o que representou um grande avanço na acessibilidade desses serviços.
Essa iniciativa consolidou-se como uma das ações mais importantes no combate às desigualdades e no fortalecimento da saúde e cidadania das mulheres. Ilhéus cresce, a gente nunca esquece o impacto positivo dessa ação na vida das mulheres da nossa cidade.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.