A semana começou com um encontro do Conselho Estadual da Assistência Social aqui em Ilhéus. Na segunda-feira (10) e terça-feira (11), o município sediou a “Reunião Descentralizada do Conselho Estadual da Assistência Social – CEAS”, no auditório Nacib, Centro de Convenções Luiz Eduardo Magalhães. O evento contou com a participação de representantes da sociedade civil e de 70 municípios dos territórios baianos do Baixo Sul, Litoral Sul, Médio Sudoeste e Médio Rio de Contas, com o objetivo de fortalecer a participação e as ações de proteção e controle social.

No primeiro dia, foram discutidos temas sobre o controle social como espaço de participação democrática na construção de políticas públicas, orientações para o exercício do controle social no SUAS, e a importância da escuta dos usuários e do monitoramento. Rubenilton Silva, secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza de Ilhéus, destacou a importância do evento, “é uma honra sediar a reunião descentralizada do Conselho Estadual da Assistência Social em Ilhéus. É um momento muito importante para todos os gestores, técnicos que estão envolvidos com o trabalho no SUAS e fortalece os trabalhos desenvolvidos pelos municípios”.

A programação incluiu oficinas temáticas sobre a estruturação, funcionamento e competências da Secretaria Executiva, o papel do controle social na gestão orçamentária e financeira da política de assistência social, e certificações de entidades socioassistenciais.

Reinilson Soares, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Ilhéus, afirmou que “a reunião é de extrema importância para a reunião descentralizada, pois o controle social está saindo da capital e vindo ouvir capacitar os profissionais da base.

O segundo dia de reunião foi destinado à realização da assembleia ordinária com a presença do presidente do CEAS, José Leal Neto. “Concluímos mais uma reunião descentralizada do CEAS. Foi uma oportunidade maravilhosa de estar com os municípios próximos de Ilhéus. Dialogamos e ouvimos e conhecemos mais a realidade da Bahia”,

A mesa de abertura contou com a presença de Rubenilton Silva, secretário de Promoção Social de Ilhéus, representando o prefeito Mário Alexandre, e diversas autoridades, incluindo Reinilson Soares, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, e representantes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, da Associação dos Municípios da Região Cacaueira da Bahia, do Conselho Estadual da Assistência Social, da Defensoria Pública do Estado, e do Comando Regional de Bombeiros Militar da Bahia.

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *