A capacitação é fruto do projeto “Minha História de Doação”, um podcast itinerante que está rodando de norte ao sul do país

No dia 11 de julho, quinta-feira, Ilhéus vai receber um workshop intensivo focado em capacitar profissionais do terceiro setor na mobilização de recursos. O evento é gratuito e acontece a partir das 09h, no Auditório do  Ed. Premier, com realização da Associação Brasileira de Captadores de Recursos. Ministrado pela líder do Dia de Doar, Carol Farias, uma referência em ativismo pela cultura de doação, o encontro tem como público-alvo pessoas que atuam em organizações de impacto social e buscam fortalecê-las na região.

“O Dia de Doar quer mostrar que todas as pessoas podem ser doadoras, e estamos falando de todo tipo de doação, em diferentes contextos e cenários. O objetivo é apresentar exemplos de como podemos usar nossas redes de apoio para promover a participação da população no dia a dia das organizações sem fins lucrativos. A troca de experiências e o networking promovidos serão essenciais para a criação de uma rede de apoio e colaboração entre as organizações participantes”, destaca Carol.

Dentre os conteúdos do workshop, estão temas essenciais para a efetividade das campanhas de arrecadação de fundos, com destaque para a importância do Dia de Doar e a construção de uma cultura de doação sólida no Brasil. Ao adquirir conhecimentos e técnicas avançadas de mobilização de recursos, os participantes estarão melhor preparados para enfrentar os desafios do cenário filantrópico brasileiro, aumentar a eficiência de suas campanhas e garantir a sustentabilidade de suas iniciativas.

Workshop irá passar por todas as regiões do país

Durante a manhã do dia 11, o primeiro tema será “O que é o Dia de Doar e o Cenário da Filantropia Brasileira”, com uma introdução ao movimento global do #GivingTuesday e uma análise do cenário atual da filantropia no Brasil, incluindo dados e tendências. Já o segundo assunto, “Comunicação de Impacto, Narrativas e Redes Sociais”, abordará as técnicas de comunicação que inspiram e engajam; como construir narrativas poderosas e a utilização estratégica das redes sociais para ampliar o alcance das campanhas.

Após o coffee break, mais dois temas serão destaque. Em “Parcerias”, os temas abordados vão ser a importância de estabelecer parcerias diversificadas e a identificação de parceiros potenciais e estratégias de colaboração. Já em “Planejamento e Estratégias”, os elementos-chave de um planejamento eficaz e as ferramentas e técnicas para desenvolver estratégias de sucesso serão o assunto. Após o final do workshop, será entregue um certificado de capacitação para cada aluno.

O workshop é fruto do projeto “Minha História de Doação”, um podcast que está em uma jornada por 17 cidades, em todas as regiões do Brasil, em busca de histórias inspiradoras de doação e articulação no terceiro setor, com a finalidade de promover um país mais solidário.

O projeto “Minha História de Doação” é realizado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) e o Giving Tuesday, com promoção do Movimento por uma Cultura de Doação. O projeto também conta com apoio financeiro da Rede Comuá e apoio estratégico da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, além de parcerias com o Observatório do Terceiro Setor e a MOL Impacto.

As inscrições são limitadas e podem ser feitas clicando aqui. Para mais informações sobre a capacitação e o projeto, acesse http://www.diadedoar.org.br.

Serviço – Workshop para Mobilização de Recursos

Data: Quinta-feira – 11/07/2024;

Local:  Auditório Ed. Premier
Av. Osvaldo Cruz 74 – Cidade Nova, Ilhéus – BA

Horário: das 09h às 16h;
Inscrição gratuita, feita pelo link clicando aqui.

Sobre o Dia de Doar

O Dia de Doar faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação). A iniciativa aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2012, e é realizada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), uma resposta solidária à Black Friday e à Cyber Monday. No Brasil, a primeira edição foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global. Liderado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), o Dia de Doar faz parte do Movimento por uma Cultura de Doação e, em 2023, contou com apoio do Movimento Bem Maior.

O Dia de Doar é uma iniciativa que visa estimular a doação de pessoas físicas, empresas e organizações, e tem um papel fundamental ao mostrar que todos podem participar, fortalecendo o hábito de doar como parte do cotidiano das pessoas. Já as organizações sem fins lucrativos podem realizar ações para receber doações, virtuais ou presenciais. No site do Dia de Doar (www.diadedoar.org.br) estão disponíveis mais informações, dicas, materiais e manuais para quem quiser realizar sua própria ação de doação.

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *