Ilhéus sediou nos dias 26 e 27 de abril a 1ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde com o tema central:  DEMOCRACIA, TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE PARA O DESENVOLVIMENTO: GENTE QUE FAZ O SUS ACONTECER com 3 eixos temáticos: Eixo 1 – Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde, Eixo 2 – Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil e Eixo 3 – Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.

Na noite do dia 26 às 18:30 hrs, a abertura aconteceu no Auditório do Abrigo São Vicente de Paulo, espaço cedido gentilmente pelo seu Diretor Sr. Joaquim Silva, onde estiveram presentes na mesa de abertura da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde do Ministério da Saúde, a Srª. Izabelle Pinto Câmara, a Ordem dos Advogados do Brasil/Subseção Ilhéus, a Advogada Srª. Mariana Coelho, o Conselho Estadual da Saúde da Bahia com a Srª. Maria Helena Ramos Belos, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde o Sr. Jacks Rodrigues dos Santos e o representante da Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus, o Sr. Álvaro Santos Couto do quadro administrativo. Ainda na noite, houve a fala da índia Eliana Karajá da Tribo em Aragarças ao Sul de Goiás sobre vivências.

No 2º dia (27) pela manhã, a Srª. Izabelle Pinto fez a apresentação de como funciona a estrutura da SGTES/MS e sanou algumas dúvidas das pessoas presentes. Em seguida, foram realizados debates embasados nas diretrizes e propostas advindas das prés conferências realizadas em todo o território municipal, entre os Distritos de Aritaguá, Banco do Pedro, Olivença, Pimenteira, Santo Antônio e na Zona Urbana: Centro, Norte, Oeste e Sul. Os eixos foram desenvolvidos por Rafael Miranda, Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Simões Filho, Maria Vitória Gonçalves, Enfermeira do Presídio Ariston Cardoso, Jadilson Silva Neto, Coordenador do Programa Saúde nas Escolas no Estado do Maranhão e José Carlos Deiró da Associação de Moradores de Mapele, Distrito de Simões Filho.

No inicio da tarde aconteceu a eleição das pessoas delegadas, e foram eleitas 08 (oito) respeitando a paridade de segmento, entre usuários, profissionais de saúde e prestadores/gestores(as) sendo homologadas na plenária final para representarem o município na Etapa estadual que está prevista para acontecer entre 6 e 8 de agosto em Salvador.

Às 17:00Hrs o evento foi encerrado com um coffee break para os participantes.

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *