Foto: Anderson Silva

Nesta sexta (12/01), foi realizada a Cerimônia de formatura Social de Conclusão do Curso Técnico do ‘Programa Saúde com Agente’, no Centro de Convenções de Ilhéus.

O ‘Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde’ foi destinado aos agentes comunitários de saúde, e o ‘Curso Técnico em Vigilância em Saúde’, com ênfase no combate às endemias, foi destinado aos agentes de combate às endemias.

Os formandos acompanharam as atividades em EAD e atividades práticas presenciais, no período de 10 a 12 meses, com carga horária total de 1.275 horas, e realizaram processos seletivos específicos para o ingresso por meio de documentações enviadas para o Programa. 

A cerimônia teve a presença do prefeito municipal, Mário Alexandre, vice-prefeito, Bebeto Galvão, representando a Câmara Municipal, o Vereador Ivo Evangelista, o Secretário de Saúde, Eduardo Nora, o Presidente do SindACS/ACE, Roberto Lima, o Coordenador de Endemias, Roberto Reis e a Coordenadora dos Agentes Comunitários, Fernanda.

Na oportunidade, o vice-prefeito, Bebeto Galvão, congratulou a todos, destacando a importância da busca por aperfeiçoamento, sempre com intuito de melhorar a qualidade e a resolutividade dos serviços de saúde. Já o Prefeito, Mário Alexandre, lembrou como pegou a Prefeitura de Ilhéus, com a desvalorização dos profissionais e no decorrer dos anos deu dignidade, melhorando os salários e o Vale Alimentação.

No curso foram propostos: realizar diagnóstico das condições de vida e saúde da população do seu território de atuação, de forma articulada com profissionais da atenção básica; desenvolver um trabalho integrado com a vigilância em saúde e a atenção básica no território; realizar ações de promoção e prevenção à saúde dos indivíduos e das famílias; coletar e registrar dados relativos às visitas domiciliares, considerando as particularidades de grupos específicos; conhecer as condicionalidades de programas sociais, em parceria com a rede de atenção intersetorial; desenvolver ações de planejamento integrado no tocante à promoção, prevenção e controle das doenças e agravos no -seu território de atuação.

O ‘Programa Saúde com Agente’ é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde (CONASEMS) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e tem por objetivo apoiar os Estados e os Municípios no processo de formação técnica dos agentes comunitários de saúde, aprimorando a formação de profissionais para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS).

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *