21 de fevereiro de 2024

Na manhã desta segunda-feira (11), a comitiva do Governo do Estado esteve em Ilhéus para uma série de entregas e inaugurações, começando pela 7ª Coorpin e pela 1ª Delegacia Territorial de Ilhéus. A nova unidade, entregue pelo Governador Jerônimo Rodrigues, foi a 52ª unidade entregue no estado da Bahia, em seu primeiro ano de mandato – dentre unidades das polícias civil, militar e bombeiro militar), que também vem investindo em equipamentos de inteligência, novas viaturas, armamento, equipamentos táticos e de proteção.

Foram investidos mais de 4,5 milhões de reais na construção da sede da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior e da Delegacia Territorial de Ilhéus. o complexo fica situado na Avenida Esperança e conta com espaço para acolhimento de vítimas, recepção, atendimento, salas para delegados titular e substituto, investigação, reconhecimento, entre outros espaços.

Logo após a entrega da 7ª Coorpin e da 1ª Delegacia Territorial de Ilhéus, a comitiva seguiu para mais duas entregas, da UBS (Unidade Básica de Saúde) Tipo III e da Policlínica que atenderá dez municípios do sul da Bahia e estão localizadas junto do Hospital Regional Costa do Cacau, criando ali, um importante complexo de saúde básica.

Devido a agenda do governador, os presentes na entrega das unidades de segurança se pronunciaram já na nova Policlínica. Marcaram presença no evento, além do governador Jerônimo Rodrigues e do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, o vice-prefeito de Ilhéus, Bebeto Galvão, secretários estaduais, deputados, prefeitos e vice-prefeitos da região, vereadores, secretários, autoridades das Forças de Segurança Pública e demais autoridades.

Um dos secretários estaduais presentes foi Marcelo Werrner, responsável pela Secretaria de Segurança Pública, que enfatizou a relevância que o governo Jerônimo tem dado à segurança pública no estado. Ele ressaltou a necessidade de uma integração sólida entre os municípios, o governo estadual e o governo federal para estruturar uma política de segurança pública eficiente. Além disso, anunciou a instalação de uma unidade de combate ao crime organizado em Ilhéus, como forma de fortalecer ainda mais a segurança na região. “A Secretaria de Segurança Pública está totalmente integrada, não só com a municipalidade, mas também com o governo federal. Tanto é que há um alinhamento entre as Forças de Segurança Estadual, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal e em breve, estaremos aqui instituindo uma unidade integrada de combate ao crime organizado, situada em Ilhéus, fortalecendo ainda mais a segurança da região”, disse Werrner.

A Delegada-Geral da Polícia Civil da Bahia, Heloisa Brito, aproveitou a oportunidade para apresentar a estrutura da nova unidade em Ilhéus. Ela destacou a importância de contar com um governo estadual que valoriza a segurança pública e, principalmente, os servidores. “Hoje é um dia de muita alegria para a nossa Polícia Civil. Já foram 52 unidades entregues neste programa revolucionário [do governo do Estado]. Essa unidade abriga uma Coordenadoria e uma Delegacia e tudo foi pensado para oferecer um local mais acolhedor para o cidadão que nos procura; em razão disso, nós temos um atendimento individualizado, uma estrutura mais confortável, além do respeito e reconhecimento ao que temos de mais importante, que são os nossos servidores policiais. Por isso, criamos um local digno para que eles possam exercer as suas atividades e, pensando nisso, trouxemos também para essa unidade , uma sala que vamos utilizar para capacitação contínua deles. Pensamos que é importante esse processo de capacitação contínua, acreditamos que a melhoria dos nossos serviços vem do conhecimento adquirido”, falou a delegada.

Durante o evento, o governador Jerônimo reforçou o compromisso do Governo do Estado em garantir o aperfeiçoamento da segurança pública em toda a Bahia. Ele ressaltou que, apesar de preferir investir em equipamentos de educação e cultura, é necessário garantir que o crime organizado não tenha acesso a armamentos superiores aos das forças de segurança, como a Polícia Militar e a Polícia Civil. Jerônimo também anunciou que novas delegacias e pelotões da PM serão construídos e entregues em 2024, além da contratação de mais policiais e bombeiros.

Já o prefeito Mário Alexandre também destacou a importância da entrega da 7ª Coorpin e da 1ª Delegacia Territorial de Ilhéus. Ele ainda ressaltou que contar com um aparelho de segurança pública como esse demonstra o compromisso do governo da Bahia com a segurança da população local. O prefeito agradeceu o apoio do governador Jerônimo e sua equipe e enfatizou que o governo municipal trabalha para garantir mais qualidade de vida e tranquilidade para o povo de Ilhéus, mas que sem a parceria estabelecida há anos com o governo estadual, seria impossível atender todas as necessidades da população.

A entrega do novo equipamento de segurança em Ilhéus foi marcada pelo comprometimento dos representantes presentes em fortalecer a segurança pública na região, por meio da integração entre os diferentes níveis de governo e do reconhecimento dos servidores que atuam na área. Essa união entre os poderes estadual e municipal é considerada fundamental para tornar Ilhéus um dos melhores lugares para se viver, garantindo a segurança e a tranquilidade da população.

Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *