Na última semana do mês de outubro, a Arena Paranã, em Olivença, será palco da 8ª edição dos Jogos Indígenas Estudantis Tupinambá (JIET), destacando toda a emoção e história dos esportes tradicionais indígenas. Os jogos acontecem entre os dias 25 e 29 de outubro e contarão com 12 equipes compostas por 22 integrantes em cada, somando 264 atletas de diversas etnias.

Serão 12 doze modalidades, dentre elas, arco e flecha, cabo de guerra, luta corporal, zarabatana, natação e futebol, além do desfile cultural de beleza Tupinambá e uma prova surpresa, com modalidade inédita. A programação terá início no início da noite do dia 25, com a Caminhada da Luz, às 18h30, seguida da apresentação das equipes.

As provas começam no dia 26, após a abertura (Kurumi Oka Katuna), com as provas Corrida do Maracá (masculino), Arremesso de Tacapé (feminino) e Zarabatana (masculino). O Desfile Cultural acontecerá no sábado (28), a partir das 15 horas.

A organização espera um público de mais de mil pessoas nos cinco dias do evento, que tem como objetivo, “promover aproximação dos diferentes povos como forma de celebração de seus costumes, tradições e valores, trazendo consigo a importância da cultura para os participantes e convidados”, disse Juh Amanary Tupinambá, integrante da comissão organizadora.

Os Jogos Indígenas Estudantis são organizados pelo Grupo de Jovens Indígenas Tupinambá Paranã, com apoio da Prefeitura de Ilhéus e são realizados desde 2014. Trata-se de um evento cultural-esportivo que representa e preserva a história do povo Tupinambá. “Uma oportunidade de valorizarmos a cultura dos povos indígenas e perpetuá-la nos dias de hoje”, disse o prefeito Mário Alexandre.

O quê: 8ª edição dos Jogos Indígenas Estudantis Tupinambás

Quando: 25 a 29 de outubro

Onde: Arena Paranã, em Olivença

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *