O Ministério da Saúde divulgou, o resultado do segundo quadrimestre de 2023 do Previne Brasil, referente aos indicadores da Atenção Primária à Saúde. O Índice Sintético Final da cidade é de apenas 4,39 contra, por exemplo, 6,31 de Itabuna, Itacaré 8,39 e 7,15 de Uruçuca.

A maior parte dos municípios baianos tem conceito entre 7 e 8. Ilhéus é o penúltimo município do estado, veja nossa análise por indicador:

No indicador 1, que avalia a proporção de gestantes com pelo menos 6 consultas realizadas de pré-natal (sendo a 1ª até a 12ª semana de gestação), Ilhéus aparece com 30%. A meta que deve ser atingida é 45%.

No indicador 2, que avalia a proporção de gestantes que realizaram exames para sífilis e HIV, Ilhéus aparece com 64%. Neste indicador, a meta de 50% foi atingida.

No indicador 3, que avalia a proporção de gestantes que procuraram atendimento dentário na rede municipal de saúde, Ilhéus aparece com apenas 30%, distante da meta de 60%.

No indicador 4, que analisa a proporção de mulheres que fizeram o exame preventivo de câncer de colo de útero, nos postos de saúde, Ilhéus aparece com apenas 9%, abaixo da meta de 40%.

No indicador 5, que afere a proporção de crianças de 1 ano de idade vacinadas nos postos de saúde contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas pela gripe Influenza tipo B e Poliomielite inativada, Ilhéus tem o resultado de 34%, quase 1/3 da meta de 95%.

No indicador 6, que levanta a proporção de pessoas com Hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre, Ilhéus tem o resultado de 15%. Este indicador tem a meta de 50%.

No indicador 7, que analisa a proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre, Ilhéus aparece com apenas 9%, bem distante da meta de 50%.

Em resumo, Ilhéus teve um crescimento tímido em relação ao 1º Quadrimestre, todavia apresenta uma reação, tendo em vista que faz pouco tempo que houveram o credenciamento de unidades de saúde em Atenção Básica no Ministério da Saúde, proporcionalmente a tendência no quadrimestre seguinte é se manter em crescimento.

Veja abaixo o ranking da Bahia:

Ranking Resultado Previne Brasil 2º Quadrimestre

 

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *