O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Rosemberg Pinto, cobrou celeridade no processo de escolha da base aliada acerca do nome que será indicado para concorrer à prefeitura de Ilhéus, no Sul da Bahia.
A declaração vem em meio ao entrave protagonizado pelo prefeito da cidade, Mário Alexandre, conhecido como Marão (PSD), que contrariou a orientação do governador Jerônimo Rodrigues (PT), que defende um nome da base, e resolveu indicar o atual secretário de Gestão de Ilhéus, Bento Lima, para suceder sua cadeira na prefeitura.
Ao Bahia Notícias, Rosemberg declarou, nesta terça-feira (31), enxergar a movimentação como “legítima”, porém acredita que há uma demora em relação à definição do nome que irá ao pleito em 2024, uma vez que o ‘outro lado’ já tem candidatos em campanha. Vale lembrar que circulam nos bastidores os nomes do ex-prefeito Jabes Ribeiro (PP) e de Valderico Júnior (União), como possíveis candidatos da oposição em Ilhéus.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
“É legítimo que o prefeito queira apresentar um nome. Isso não é nenhum problema. O problema é que nós precisamos agilizar e escolher entre os nomes apresentados aquele que melhor unifique a base governista, ou seja, a base do governador Jerônimo Rodrigues, do presidente Lula, para apresentar para a sociedade. A minha cobrança é de agilidade em relação ao nome, porque os outros nomes que acompanharam ACM Neto e Jair Bolsonaro, estão em campanha. Enquanto isso, nós estamos perdendo tempo em não ter o nome já definido. Acho que todos os partidos PT, PSB, PSD, PV, todos têm nomes a apresentar”, declarou o líder do governo na AL-BA.
Ao Bahia Notícias, Rosemberg ainda destacou que as tratativas para essa definição já estão ocorrendo. O deputado estadual confirmou que se reuniu recentemente com o prefeito Marão e com a primeira-dama de Ilhéus, a deputada Soane Galvão (PSB) para tratar sobre o tema e que há uma nova reunião prevista para dar seguimento ao debate. Vale lembrar que em agosto, durante entrevista à Rádio Salvador FM, Soane se mostrou otimista com a possibilidade de suceder o marido na gestão municipal. No entanto, para que isso ocorra, a parlamentar teria que renunciar ao cargo oficial de primeira-dama de Ilhéus.
“Na semana passada eu me reuni com a deputada Soane e com o prefeito Marão, exatamente com essa opinião [de definir um nome em Ilhéus]. Ficamos de voltar a conversar agora na próxima semana. E eu espero que dessa minha conversa que relatei ao presidente estadual do meu partido [Éden Valadares] e ao governador, possa sair daí. É uma sinalização de agilidade em reunir os diversos partidos da base aliada em Ilhéus para que possa entre eles apresentar uma alternativa ou pelo menos iniciar esse debate e para que a gente possa até, no máximo até o final do ano, ter esse nome consolidado que nós estamos perdendo tempo, na minha opinião, em não ter o nome afinado entre os principais partidos que apoiam o governo e que apoiam o prefeito Marão em Ilhéus”, afirmou Rosemberg Pinto.
Informações do Bahia Notícias
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.