Na manhã da última terça-feira (17), aconteceu no Hotel Jardim Atlântico o pré-lançamento da campanha de verão 2023/24, uma ação conjunta da Prefeitura de Ilhéus, trade turístico, associações, empresários, comerciantes e sociedade civil.

Na ocasião, as secretarias apresentaram seus planejamentos a fim de preparar o município para a estação mais movimentada do ano. Segundo a Secretaria de Turismo, estima-se cerca de meio milhão de turistas na temporada, sendo 100 mil vindos dos cruzeiros marítimos que já começam a aportar em Ilhéus, ainda em outubro.

A mensagem principal da apresentação foi de união de forças entre poder público, associações do setor, empresários, comerciários, enfim, todos que se beneficiam diretamente com a chegada dos visitantes a Ilhéus. Fazendo com que o município esteja preparado para a estação.

Nessa tônica, o superintendente de cultura, Vinicius Briglia falou sobre a importância do encontro, apresentou toda a programação cultural e de datas comemorativas para o período de alta temporada, que se estende até abril de 2024.

“O planejamento do turismo para o próximo verão foi feito de forma integrada. Ele passa pela elaboração do calendário do turismo, da agenda, passa pela pela estrutura da segurança, junto à Secretaria Municipal de Ordem Pública, passa pela infraestrutura da cidade, com apoio das Secretarias Municipais de Infraestrutura e de Serviços Urbanos, passa pelos postos de saúde prontos para receber o visitante, em caso de alguma emergência, enfim, a ação tem que ser uma preparação institucional. E também precisa contar com a participação dos comerciantes, das entidades que trabalham pelo desenvolvimento de Ilhéus, como a ATIL, o Sebrae, a Associação Comercial, a CDL, todos que podem somar com este movimento de tornar a nossa cidade o melhor lugar para receber turistas”, disse Briglia.

Também foi apresentado, pelo superintendente de Comunicação Emerson Silva e pelo Coordenador de Marketing Raffael Santos, os planos de marketing para as campanhas de verão, com destaque ao resgate de todo potencial dos pontos históricos, bem como o destaque para todas as mudanças e melhorias recebidas pelos cidadãos ilheenses nos últimos anos, com a campanha “Ilhéus, uma cidade bem melhor”, que nos lembra de toda a estrutura de saúde que o município possui hoje, com hospitais de referência, a saúde chegando aos bairros rurais e assim por diante. Melhorias no desenvolvimento social e econômico, com a finalização da Ponte Jorge Amado e todo o desenvolvimento provocado por ela.

A Sucom também apresentou ações dedicadas especificamente para o recebimento dos visitantes, como o portal online com as informações necessárias para a melhor estadia deles por aqui, entre outras ações.

O secretário da Secretaria Municipal de Ordem Pública, o Tenente-Coronel Marcelo Barreto e o superintendente da Sutram, Hermano Fahning, também falaram sobre a importância do trabalho em conjunto e de como suas pastas irão colaborar, principalmente, com a segurança e mobilidade, no período da alta temporada. Assim como o prefeito Mário Alexandre, que nos lembrou que Ilhéus já está recebendo um grande público, mesmo antes do verão chegar.

“Neste feriado do dia 12 de outubro, os hotéis estavam 100% lotados, tinham filas nos restaurantes, fora o congestionamento, por excesso de veículos, cruzando a cidade. Isso tudo é fruto de muita luta, de anos preparando Ilhéus não para este ano, mas para mais de uma década à frente. Unir esforços e trazer as entidades para participar é uma forma de todos verem e fazerem parte dessa vitória, que não é minha, não é sua, é do povo de Ilhéus que consegue vender mais, expandir os negócios, gerar mais empregos, é uma roda e para que ela gire perfeitamente, precisa da força conjunta de todos”, disse o prefeito.

Sobre o evento de pré-lançamento do projeto verão, a coordenadora regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo disse que acha que “a Prefeitura Municipal de Ilhéus marcou um grande gol, um gol que vai ficar para a história, porque não há que se falar em turismo, sem planejamento, sem união de redes, de teias, que juntos conseguem transformar o destino. Então, nós estamos vivenciando aqui hoje o lançamento de uma programação de verão trazendo várias secretarias que estão envolvidas na atividade turística. Acho que o verão de 2023 – 24 vai ser sensacional e a gente vai ter grandes frutos sendo colhidos pela classe empresarial, tendo excelentes resultados para o nosso município, em geração de trabalho, geração de renda, que a gente tanto espera aqui na nossa região”.

Também estiveram presentes no evento, o presidente da ATIL (Associação do Turismo de Ilhéus), Alcides Kruschewskys, representantes da imprensa local e regional, empresários da hotelaria ilheense, o presidente da ACII, Paulo Sérgio dos Santos, o presidente da CDL, Anselmo Clement, representantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e representantes da sociedade civil.

O pré-lançamento é uma semente plantada, para que juntos, o poder público e todo o trade turístico trabalhe em consonância para tornar Ilhéus o destino perfeito para essa população de milhões que é esperada neste verão de 2023-24.

::Publicidade

Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *