A Secretaria de Educação (Seduc) promoveu na última quinta-feira (31), um novo Ciclo de Capacitação Prática dos Agentes de Alimentação. O encontro aconteceu na Faculdade de Ilhéus, entidade parceira, e teve como objetivo motivar e qualificar os profissionais que atuam na rede municipal de ensino, a fim de garantir cada vez mais qualidade na alimentação dos estudantes.
O ciclo também busca assegurar conhecimento técnico aos agentes e adequá-los às novas introduções de alimentos e às demandas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O programa garante recursos federais para o atendimento dos estudantes, cobrindo as suas necessidades nutricionais durante o período letivo, conforme dispõe o art. 208, inciso VII, da Constituição Federal.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
“Mais uma oportunidade para atendermos a todos os manipuladores de alimentos, garantindo que a preparação dos alimentos siga um padrão de qualidade. Também aproveitamos o momento para falarmos sobre a introdução de novos itens na alimentação dos alunos, como a carne suína, por exemplo”, explicou Karina Moraes, nutricionista da Seduc.
A agente de nutrição, Rosilda Batista, disse estar satisfeita com o encontro e destacou a relevância da iniciativa para aquisição de novos conhecimentos. “Eu trabalho na zona rural e estes conhecimentos que recebo aqui, se unem aos que já tenho e assim, melhora a qualidade do meu trabalho e a alimentação escolar”.
A profissional ressaltou um dos aprendizados, “uma das técnicas que aprendi foi sobre o reaproveitamento de alimentos, permitindo que a gente crie novos pratos com itens que antes, jogaríamos fora”.
“Investir na qualidade da merenda escolar é também investir no futuro”, destaca a professora Eliane Oliveira, titular da Seduc. Já o prefeito Mário Alexandre parabeniza a equipe envolvida e frisa a importância de garantir uma alimentação de qualidade para os alunos da rede pública municipal.
“Um momento enriquecedor, uma troca de ensinamentos. Tudo isso é fundamental para promover e valorizar o trabalho de qualidade de quem, no dia a dia, é parte essencial da formação dos alunos”.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.