Cultura, fé e tradição, tripé que marca os festejos em louvor à Senhora Sant’Ana, padroeira do Rio do Engenho. No último domingo (30), os moradores se uniram aos visitantes para render homenagens à santa, com alvorada, procissão fluvial, procissão terrestre e missa campal. Presente na festividade, o prefeito Mário Alexandre destacou que a comemoração integra o calendário turístico da cidade, além de fortalecer o sentimento de pertencimento à comunidade.
“Valorização da cultura ilheense. O Rio do Engenho guarda um legado de fé e de importantes patrimônios históricos e naturais. Ao lado da comunidade, realizamos um evento belíssimo, que coloca em evidência esse paraíso e toda a sua riqueza imaterial”. Também marcaram presença a deputada estadual, Soane Galvão, o vice-prefeito Bebeto e representantes do Sebrae. A Marinha do Brasil e o Corpo de Bombeiros Militar garantiram a segurança das embarcações.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Sob o tema, “Por terra e mar, nossa fé não vai faltar”, a programação religiosa incluiu alvorada festiva, Ofício da Imaculada Conceição, Oração do Terço de Nossa Senhora, procissão fluvial, com saída da Colônia de Pescadores Z-19, no Pontal, Santa Missa, celebrada pelo padre Joselito Pereira, da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, e procissão terrestre, ao som da Banda da Polícia Militar. Os shows musicais ficaram sob o comando das bandas Batuk Bom, Jeito Bom no Caprixxo e Naian Dimes.
“Ilhéus é uma terra maravilhosa, porque tem cultura, lazer e arte. Então, é um lugar completo. Estamos visitando o Rio do Engenho e vale muito a pena conhecer o interior e todas as regiões da cidade”, comentou João Irineu, turista de Ponta Grossa.
Pais de Nossa Senhora e avós maternos de Jesus, Senhora de Sant’Anna e São Joaquim são os padroeiros da Igreja do Rio do Engenho, quinta igreja mais antiga do país, construída no período colonial, em 1537, pelo terceiro governador-geral do Brasil, Mem de Sá.
A festa é uma realização da Associação de Moradores do Rio do Engenho (AMORE), com apoio da Prefeitura de Ilhéus e do Sebrae. Junto à entidade e toda a comunidade, o Município desenvolve um projeto que visa tornar o distrito Território Criativo na Bahia.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.