Cultura, fé e tradição, tripé que marca os festejos em louvor à Senhora Sant’Ana, padroeira do Rio do Engenho. No último domingo (30), os moradores se uniram aos visitantes para render homenagens à santa, com alvorada, procissão fluvial, procissão terrestre e missa campal. Presente na festividade, o prefeito Mário Alexandre destacou que a comemoração integra o calendário turístico da cidade, além de fortalecer o sentimento de pertencimento à comunidade.
“Valorização da cultura ilheense. O Rio do Engenho guarda um legado de fé e de importantes patrimônios históricos e naturais. Ao lado da comunidade, realizamos um evento belíssimo, que coloca em evidência esse paraíso e toda a sua riqueza imaterial”. Também marcaram presença a deputada estadual, Soane Galvão, o vice-prefeito Bebeto e representantes do Sebrae. A Marinha do Brasil e o Corpo de Bombeiros Militar garantiram a segurança das embarcações.
Sob o tema, “Por terra e mar, nossa fé não vai faltar”, a programação religiosa incluiu alvorada festiva, Ofício da Imaculada Conceição, Oração do Terço de Nossa Senhora, procissão fluvial, com saída da Colônia de Pescadores Z-19, no Pontal, Santa Missa, celebrada pelo padre Joselito Pereira, da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, e procissão terrestre, ao som da Banda da Polícia Militar. Os shows musicais ficaram sob o comando das bandas Batuk Bom, Jeito Bom no Caprixxo e Naian Dimes.
“Ilhéus é uma terra maravilhosa, porque tem cultura, lazer e arte. Então, é um lugar completo. Estamos visitando o Rio do Engenho e vale muito a pena conhecer o interior e todas as regiões da cidade”, comentou João Irineu, turista de Ponta Grossa.
Pais de Nossa Senhora e avós maternos de Jesus, Senhora de Sant’Anna e São Joaquim são os padroeiros da Igreja do Rio do Engenho, quinta igreja mais antiga do país, construída no período colonial, em 1537, pelo terceiro governador-geral do Brasil, Mem de Sá.
A festa é uma realização da Associação de Moradores do Rio do Engenho (AMORE), com apoio da Prefeitura de Ilhéus e do Sebrae. Junto à entidade e toda a comunidade, o Município desenvolve um projeto que visa tornar o distrito Território Criativo na Bahia.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), graduando em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.