Os 145 conselheiros municipais de Saúde de Ilhéus, entre titulares e seus suplentes, tomaram posse para o biênio 2023-25, na última quinta-feira (27), durante solenidade realizada no auditório da Justiça Federal. A atuação dos representantes da sociedade civil, composta por lideranças de bairros e da zona rural, fortalece o planejamento e os debates de interesse coletivo.
O Conselho Local reúne um grupo de usuários, trabalhadores da saúde e representantes das Associações de Moradores, que participam do acompanhamento das atividades das Unidades Básicas de Saúde, discutindo problemas, avaliando a qualidade e resolutividade das mesmas e propondo soluções.
É uma grande oportunidade da população se aproximar da gestão em saúde no município, criando uma corrente em prol da melhoria contínua do setor. A presença de representantes de todos os bairros, principalmente das localidades rurais e de difícil acesso foi evidenciada pelos presentes.
“É muito gratificante ver o interesse e a participação da população de Ilhéus em uma ação como esta. O Conselho Local de Saúde vai levantar as demandas pontuais da população e fiscalizar a atuação de toda a rede de saúde do município, contribuindo diretamente para que o trabalho produza sempre resultados positivos”, destacou Daniela Navarro, subsecretária de Saúde.
O coordenador da 3ª Regional da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA), Leonardo Sales, lembrou a responsabilidade dos empossados no papel de construção das políticas públicas de saúde e fiscalização dos recursos. A mesa de autoridades foi composta pela representante da OAB Ilhéus, a advogada Mariana Coelho, o vereador Vinícius Alcântara, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jackes Rodrigues, além da subsecretária Daniela Navarro e do coordenador da 3ª Regional da DPE/BA.
“É importante mostrar que o controle social está ativo. Nós tivemos uma conferência nacional e lá, o Conselho Nacional de Saúde oficializou a criação dos Conselhos Locais. Ora, enquanto eles estavam criando os Conselhos Locais, Ilhéus já está empossando o seu, cerca de um mês após”, frisou Jackes Rodrigues, destacando o pioneirismo da cidade no que se refere à implantação do órgão.
Para Jurandir Teles, coordenador da Comissão dos Conselhos Locais de Ilhéus, “a participação da população dentro desse processo de construção política coletiva é fundamental e necessária para alcançar todos os lugares e construir ações conjuntas”, disse. O Conselho Local é uma forma de aproximação entre a sociedade e o poder público. São os conselheiros que fiscalizam e representam a população local em suas necessidades e demandas.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), graduando em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.