Com o Itabuna classificado em terceiro lugar no Campeonato Baiano deste ano e garantindo vaga na Copa do Brasil e do Nordeste, o Estádio Mário Pessoa em Ilhéus poderá sediar as partidas em 2024.
Tudo isso pode ocorrer, uma vez que o estádio Fernando Gomes Oliveira “Fernandão”, vai passar por uma ampla reforma, e como todos sabemos, um processo licitatório é demorado, como também a reforma.
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, apresentou o novo projeto arquitetônico para a reforma do Estádio Luiz Viana Filho e autorizou a abertura da licitação para a contratação da empresa construtora.
Pelo projeto, o equipamento terá designe moderno, de autoria dos arquitetos e urbanistas Keila Silva e Kleiton Borges, e da engenheira Amanda Alves. A fachada será mais moderna e dinâmica, e as arquibancadas oferecerão mais conforto, em especial para deficientes, com uma área exclusiva e de fácil acesso, além de catracas eletrônicas.
A arquibancada receberá reparos em toda a estrutura, pintura e demarcação de assentos, com cerca de 10.500 lugares, barras de apoio, troca de alambrados danificados e pintura. Serão construídos seis novos banheiros para os torcedores, sendo quatro grandes e dois para deficientes.
Serão construídas 10 novas cabines para a imprensa, com a Tribuna de Honra acima delas, com vista central do campo para receber autoridades. A área dos jogadores será construída e contará com todas as determinações da Federação Bahiana de Futebol e da Lei do Esporte.
Os vestiários serão amplos, com área de massagem, armários, banheiros, chuveiros, sala de controle antidoping, enfermaria, vestiário dos árbitros e dos técnicos. O estádio receberá um novo gramado, sistema de drenagem e irrigação automatizada, com água do poço artesiano. Já a iluminação será LED.
Todo sistema elétrico será refeito e o Itabunão receberá uma nova subestação, quatro novos postes de iluminação do campo e placar eletrônico. O prefeito lembrou que tudo em Itabuna é prioridade, depois de mais de 30 anos de gestores que fizeram poucos investimentos.
Um novo acesso será aberto para a entrada dos jogadores e as viaturas de apoio terão entrada direta ao campo. Será construído um estacionamento e, na parte interna, serão instalados pontos de apoio para PM e Bombeiros na arquibancada, três lanchonetes e um restaurante com vista para o gramado.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), graduando em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.
Penso que se não tivessemos os políticos atrasados ja teria esse estádio pro desde a copa de 2014,mas não temos nenhum representante interessado em ver o esporte em nível nacional, em especial o futebol, só pra refrescar a mente desses que ai estão dizendo ser representante da cidade de ilhéus , porque Porto Seguro recebeu 03 delegações de diversos países e aqui não chegou nenhuma?