A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) emitiu nota de esclarecimento sobre a aplicação da Vacina Oral Poliomielite (VOP), que se encontra sem estoque na cidade. Conforme a Sesau, o fornecedor Fiocruz informou ao Ministério da Saúde (MS) a dificuldade na produção da bisnaga que acondiciona a vacina e, portanto, as entregas previstas para o ano de 2022 foram reprogramadas para 2023.
A suspensão aconteceu devido à falta de insumo por parte do laboratório produtor. Por conta disso, o MS realizou a aquisição da vacina através do Instituto Serum, mediante apresentação de 20 doses (frasco com adaptador conta-gotas). As novas doses da vacina chegaram ao Brasil na primeira quinzena de abril e já foram liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Os lotes passarão pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). A Prefeitura de Ilhéus aguarda que o abastecimento seja regularizado pelo Ministério da Saúde e, posteriormente, as doses sejam distribuídas aos estados e municípios.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), graduando em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.